Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Marquês de Abrantes
Bairro: Chã de Bebedouro / Chã da Jaqueira / Petrópolis
Lei Municipal: 1208 26/3/1965 Divide os Bairros Chã de Bebedouro e Chã da Jaqueira
Lei Municipal: 1208 26/3/1965

História

Quem foi o Marquês de Abrantes ?

Marquês de Abrantes era o título nobre do advogado baiano Miguel Calmon du Pin e Almeida, nascido em Santo Amaro a 26/10/1794 e falecido no Rio de Janeiro em 5/10/1865. Foi casado com a filha do Barão de Meriti, D. Ana Carolina da Piedade Pereira Bahia.

Doutor em leis pela Universidade de Coimbra (1821), ocupou diversos cargos públicos, entre eles o Ministério da Fazenda e o dos Negócios Estrangeiros (hoje seria o de Relações Exteriores), tendo nesse cargo defendido o Brasil na Questão Christie, incidente diplomático envolvendo o Brasil e a Inglaterra em 1863.

Foi sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Provedor da Santa Casa de Misericórdia, fundador e Presidente da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional, sócio da Imperial Academia de Belas Artes e o organizador da Caixa de Amortização, precursora do atual Banco Central.

Recebeu o título nobiliárquico de Marquês, por decreto de 2/12/1854.

Foi Presidente da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional, fundada em 19/10/1827, e que deu origem ao atual Centro Industrial do Rio de Janeiro.

 

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top