Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Poeta Lourival Passos
Bairro: Poço
Lei Municipal: 2193 - 09/05/1975 Observação - CONJ.SANTO EDUARDO RUA "C"
Lei Municipal: 2193 - 09/05/1975
Observação: CONJ.SANTO EDUARDO RUA "C"

História

Lourival Passos nasceu em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, no dia 20 de janeiro de 1914, filho de Gustavo Passos e Edelvira Rocha Passos. Era representante de vendas de produtos farmacêuticos em Belo Horizonte, onde passou a residir. Era também dramaturgo e compositor musical. É dele, por exemplo, a letra do hino de sua cidade natal. Teve oito músicas de sua autoria gravadas por Luiz Gonzaga, de quem se tornou amigo. Lançou dois livros: "Quatro Caminhos" e, em 1962 publicou o livro de trovas "Sol de Primavera". Faleceu na capital mineira, em 22 de maio de 1967, aos 53 anos.

Maceió Musica em homenagem à capital alagoana, inspirado em uma memorável estadia a convite de amigos.  Como sempre, Lourival descrevia em suas músicas inspiradas em lugares que visitava tudo o que via e como sentia a acolhida das pessoas.  Nessa de Maceió ele aproveita para brincar com os “bons amigos que choram até” , referindo-se a um amigo alagoano muito emotivo.

 

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top