Ruas de Maceió

Informações

Tipo Logradouro: Rua
Nome Logradouro: Xavier de Araújo
Bairro: Guaxuma
Lei Municipal: 3348 - 07/12/1984 Observação - LOT.GURGURY
Lei Municipal: 3348 - 07/12/1984
Observação: LOT.GURGURY

História


A lei que dá nome a RUA XAVIER D'ARAÚJO, no loteamento Gurgury é a lei 3.483 /1984, de autoria da Vereadora à época Kátia Born. O texto da biografia, da forma que está escrito no original.  
 
Pedro Xavier D'araujo nasceu na cidade de Cajueiro, Estado de Alagoas, em 10 de fevereiro de 1906 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 28 de julho de 1983. Filho do professor Francisco Xavier de Araújo e de D. Maria Messias de Araújo.
Como jornalista foi redator, secretário, diretor, correspondente. Militou nos seguintes jornais: "Estado de Alagoas", "O imparcial", "Rio jornal", Correio da manhã", "A nação", " A atualidade", " A manhã", " A pátria", " A noticia", " Agência brasileira", " Diário de noticias", " A batalha", " Correio da noite", A tarde ", "A noite" , O dia". Foi correspondente de jornais de Salvador, Maceió, Belo Horizonte e Curitiba. Benemérito da associação brasileira de imprensa.
Em 1938 fundou no Rio de Janeiro o vespertino " A tarde", que dirigiu com bravura e competência em época de feroz censura a imprensa. fundou e dirigiu anteriormente a "Revista municipal"

Xavier D'araújo teve atuação de destaque no magistério: 

Professor de Direito público na universidade federal do Rio de Janeiro (Curso de Doutorado)
Professor de Direito administrativo da faculdade brasileira de Direito (SUESC) Rio de Janeiro.
Professor de Direito administrativo da faculdade de Campo Grande-RJ.
Professor de Direito constitucional - Faculdade de Campo Grande-RJ.
Professor do instituto de Direito público e privado da faculdade de ciências econômicas de Campo Grande-RJ.
Diretor da faculdade de ciências jurídicas de Campo Grande, até o seu falecimento.

Pedro Xavier D'Araújo foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN).
Redator, com Milton Campos e Oswaldo Trigueiros, dos estatutos do partido. Membro do diretório Nacional, desde a fundação.
Secretário geral da UDN do Distrito federal, secretário do Partido libertador, presidente do partido libertador do Distrito federal.
Foi eleito Vereador pelo Distrito federal, ainda foi eleito Deputado Federal, pelo Distrito Federal, membro da comissão de constituição e justiça, economia, serviço público e finanças. 

Foi ainda Chefe de Gabinete do Governador Costa Rêgo em Alagoas, de quem era muito amigo e substituo  de Deputado Federal pelo PL nas eleições de 1958, época do Governo Lacerda.
 
Seus conterrâneos foram os seus amigos mais caros: Costa Rêgo e seu irmão Dr. Rosalvo, Mendonça Junior, Luys de Mendonça e Silva, Oscar Tenório, Povina Cavalcante, Carlos Pontes, Arthur Ramos, Pontes de Miranda, Rdolpho, Pedro e Paulo da Motta Lima, Aurélio Buarque de Holanda, Arnon de Mello, Rui Palmeira, Freitas Cavalcante, Jorge de Lima, Lourival Melo Mota, Medeiros Gualter, Diegues Junior, Ezequias da Rocha, tantos outros, que só ele sabia.

Colaboração: Vereador Robson Calheiros /  Sonia Ulrich

Foto: Arquivo da familia Xavier de Araujo  

 

Continue pesquisando, ou volte para lista de ruas de Maceió.
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top