Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 28/12/2007

Banda de pífanos Esquenta Muié, será contada em vídeo-documentário

História dos 30 anos da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, será contada em vídeo-documentário a ser lançado no começo de 2008
 

Com o objetivo de prestar uma homenagem pelos seus 30 anos de existência (em 2008) e para registrar um pouco dessa história, estamos gravando o vídeo-documentário: Esquenta Muié - 30 anos de pífanos em Alagoas (nome provisório), já que a banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, é uma das mais requisitadas e a que mais representou o estado de Alagoas pelo Brasil afora e detém o fato de ter em sua formação duas gerações de uma mesma família.

As gravações começaram no final do mês de setembro de 2007 e terminaram no início do mês de dezembro. A previsão é que o vídeo seja finalizado em janeiro, com lançamento previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2008.

            Essa é mais uma iniciativa da Tudomais Produções em desenvolver um trabalho sério de registro e difusão da produção cultural de Alagoas, pois há anos vemos nossos ícones sendo esquecidos e desprezados, por isso nos voltamos a projetos como este.

            A produção e direção deste vídeo é do Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões, que também produziu o vídeo “Rabequiê - a vida e a obra de Nelson da Rabeca”, lançado no fim de 2006. Keyler também produziu o CD “Sonho de Criança” desta mesma banda, lançado em 2003, que comemorou à época seus 25 anos.

Esse vídeo se propõe registrar e homenagear a referida banda pelos 30 anos de existência que serão comemorados no ano que vem, um dos mais antigos grupos de cultura popular de Alagoas, comandado pelo maestro José Cícero. Serão mostradas as apresentações em shows, e demais festas populares, além de uma apresentação especial na Feira livre de Marechal Deodoro.

Como inovação, o público pôde acompanhar as gravações, e ainda pode fazê-lo, pelo site www.tudoalagoas.com.br, que pôs no ar fotos dos bastidores dos dez dias de gravações. Além de depoimentos como o da Etnomusicóloga Regina Cajazeiras, que há dez anos fez uma pesquisa sobre as bandas de pífanos de Marechal Deodoro e lançou neste ano um livro baseado nesta pesquisa, o vídeo também trará conversas com os componentes da banda mostrando o que fazem quando não estão tocando, bem como a história desta banda em seus 30 anos.

Para realizar o vídeo foi preciso investimento pessoal do produtor, já que até então não há patrocinadores para o projeto para que se possa finalizá-lo.

Um pouco de história

A banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, completará em 01 de maio, 30 anos de existência, e sempre com o maestro José Cícero (Zé Cícero) no comando, acompanhado pelo irmão Franklim.

A banda de pífanos é uma paixão que virou profissão, e foi assim que Zé Cícero fez sua vida e criou os filhos, com  a música, daí de seu rigor e determinação em manter a banda pronta para qualquer apresentação.

            Foi por isso que sua banda viajou o país representando Alagoas na década de 70 e 80. Foi à Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracaju, Salvador, João Pessoa, Goiânia. Essas viagens eram viabilizadas pela antiga Ematur, hoje Secretaria Executiva de Turismo que promovia nosso Estado, através dos pífanos. Zé Cícero recorda até do dia em que foram em São Paulo (foram 9 vezes no total), no bairro da Liberdade, especialmente para participar do programa Som Brasil, da Rede Globo, apresentado aos domingos por Rolandro Boldrin, no fim dos anos 70.

            A Esquenta Muié chegou a gravar em meados dos anos 70, um LP duplo, em São Paulo, mas não restou nenhum “pra contar a história”.


Sonho de Criança - seu primeiro CD

Comemorando os 25 anos da banda, em 2003, e para ajudar a preservar e difundir essa manifestação de nossa cultura, lançamos o CD da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro: Sonho de Criança. Foram gravadas 20 músicas de autoria do próprio Zé Cícero, e com isso, os bons tempos podem soprar de novo ao som dos pifes de Alagoas.

A produção executiva do CD foi do Jornalista e Produtor Cultural, Keyler Simões e direção musical de Marcius Campello (Músico, baterista da banda PowerJazz).
 

Informações:

www.tudoalagoas.com.br
(82) 3032-0489 / 9971-4281
tudomaispro@hotmail.com

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top