A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Liga dos Grupos de Bois de Maceió, promoveu nos dias 14 e 15, na Praça Multieventos, na Pajuçara, o festival de bumbas-meu-boi da cidade. Em uma grande arena, com capacidade para 10 mil pessoas, 31 bois, divididos em dois grupos, concorreram ao prêmio de melhores bumbas-meu-boi de 2009.
Os nove jurados do concurso avaliaram quais foram as melhores apresentações nas categorias melhor vaqueiro, melhor condutor de boi e melhor bateria. O resultado do concurso saiu na quarta-feira passada (18) e apontou como vencedores o Boi Vingador (Grupo A), do Jacintinho, com o tema “O mundo encantado do circo”, e o Boi Paraná (Grupo B), do Poço, com o tema “Transart é alegria”. Os demais finalistas foram os bois Safary, Bumbá Alagoano, Cão de Raça e Diamante pelo Grupo A, além dos bois Águia, Axé, Escorpião e Cobra Negra pelo Grupo B.
O concurso de bois já é uma tradição do Carnaval de Maceió e todo o processo de confecção, decoração e ensaios dos bois envolve e une as comunidades dos bairros participantes durante boa parte do ano. Todos trabalham para a realização de belas apresentações que contribuem para a divulgação da cultura de Maceió.
Os dez bois finalistas, cinco de cada grupo, farão um desfile no próximo domingo (22), na programação de Carnaval da Prefeitura, na orla de Jaraguá, a partir das 20h, onde também desfilarão 11 blocos de frevo da capital.
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.