A Escola de Samba Gaviões da Pajuçara é a campeã 2009 do Carnaval de Maceió. Com o samba-enredo “Delmiro Gouveia, o Mauá do Sertão”, ela disputou cada quesito com a Escola 13 de Maio, que levou o troféu de vice-campeã, contando “A Viagem de um Sonhador sob o Céu do Paraíso das Águas”.O terceiro lugar ficou com a Escola Jangadeiros Alagoanos, que levou o “Coração” para a avenida, enaltecido como “a máquina da humanidade, símbolo de amor e vida”.
A escola Girassol, que saudou a “Mãe Natureza”, e a Arco-íris, que cantou a história de Paulo Jacinto, foram classificadas em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Uma comissão julgadora composta por nove integrantes avaliou os quesitos Fantasia, Alegoria e Adereços, Harmonia, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Samba-Enredo e Enredo.
A apuração foi realizada nesta quinta-feira (26) à tarde, na sede da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com o acompanhamento da vice-presidente da Fundação, Vaneska Pimentel, do presidente da Liga das Escolas de Samba de Alagoas, Nivaldo Santana, e dos representantes das cinco escolas que participaram do desfile no carnaval deste ano. Do lado de fora, as torcidas vibravam a cada nota. O resultado final foi comemorado na Avenida da Paz, em frente à sede da Fmac, pelos diretores e integrantes da escola vencedora.
“É a nossa quinta vitória, desde que a Gaviões foi fundada, em 2000. E temos conseguido isto, graças ao trabalho e dedicação do grupo no barracão, e da nossa presidente, Marililda dos Santos Feitosa”, destacou o diretor da escola, José Hilton “Prego”.
A vice-presidente da FMAC, Vaneska Pimentel, parabenizou a todas as escolas de samba pela participação e pelo desempenho com que se apresentaram. “As escolas estavam bonitas, houve uma grande participação do público no desfile, e o resultado, de uma maneira geral, foi muito bom para Maceió”, disse ela.
O desfile aconteceu na noite do sábado (21), na Avenida da Paz, onde a Prefeitura de Maceió montou uma estrutura com palanque, arquibancadas, boa iluminação e segurança. Além da infraestrutura, o Município entrou, também, com apoio financeiro para as escolas, no valor total de R$ 70 mil.
Os troféus das escolas vencedoras homenagearam o radialista Edécio Lopes - primeiro lugar; a sambista Célia Xuxu – segundo lugar; e o ex-presidente da Liga das Escolas, Manoel Joaquim - terceiro lugar.
Crédito da foto: Drailton Diniz
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.