O artista plástico Achiles Escobar inaugura no próximo dia 01 de abril, às 19h, no Memorial à República, a exposição Cidade de Papel Marche. A mostra é uma homenagem ao folclorista Ranilson França e apresenta esculturas retratando personagens dos folguedos populares de Alagoas, permanecendo até o dia 16 de abril.
Durante três meses, um grupo de jovens de 13 a 17 anos, moradores da comunidade do bairro de Bebedouro, do Ponto de Cultura Chã de Folguedos, tiveram a oportunidade de interagir com Achiles Escobar para aprender a técnica da papietagem e do papel marchê. A iniciativa foi possível graças ao Prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e do Ministério da Cultura (MinC).
De acordo com o escultor, fazem-se necessárias políticas públicas que ofereçam qualificação e incentive a profissionalização de novos representantes da cultura popular tradicional. “Durante a realização das oficinas com os jovens, procurei dialogar sobre as manifestações populares e o desenvolvimento ambiental sustentável, com foco nos saberes tradicionais”, diz Achiles.
O homenageado da exposição tem razão de ser, Ranilson França era professor, pesquisador e folclorista e sendo um dos que acompanhavam de perto os trabalhos realizados nos Pontos de Culturas em Alagoas.
Achiles, paranaense de 43 primaveras é o único artista que ainda mantém um ateliê aberto no bairro histórico do Jaraguá, desenvolvendo, junto à comunidade, projetos sociais com a intenção de fomentar o intercâmbio de fazeres, saberes e olhares entre as diferentes linguagens visuais, representando, através de suas esculturas em papel marche, as manifestações da vasta cultura popular alagoana.
Pontos de Culturas
O Ponto de Cultura é a ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, onde representantes da sociedade civil firmam convênio com o MinC e, por meio de seleção pública, criam Pontos de Cultura, que ficam responsáveis por articular e impulsionar ações já existentes em suas comunidades. Atualmente, existem cerca de 800 Pontos de Cultura espalhados pelo Brasil, em Alagoas são 48 Pontos.
Serviço:
O que: Exposição Cidade de Papel Marche
Quando: De 01 à 16 de abril de 2009.
Onde: Memorial à República.
Quanto: Entrada Franca.
Fones: 9908-9584 / 8871-6496
E-mails: tendaodoachiles@hotmail.com kellybaeta@hotmail.com
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.