Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 18/03/2009

Seminário prepara Conferência de Comunicação em Alagoas

O evento conta com a participação de nomes nacionais da luta pela Democratização da Comunicação

Por Rafael Soriano

Você se sente responsável por quanto do conteúdo que consome em TV, Rádio e Internet? Já parou para pensar que os assuntos de seu interesse não estão todos os dias na mídia? Guerras, banalização da violência, inferioridade de mulheres, negros e negras, estes, sim, estão presentes ininterruptamente nas nossas casas! Existe uma chance de alterar essa situação. A 1ª Conferência Nacional de Comunicação trará novos marcos para a legislação da mídia, para a produção de conteúdo, para os meios alternativos.

O comitê de mobilização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação promove no próximo dia 28 o Seminário Pró-Conferência Nacional de Comunicação, com o tema “O Direito à Comunicação para a Emancipação Humana”. O vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Celso Schroeder e a representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Roseli Goffman são presenças confirmadas no seminário, os dois são membros do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

A programação do seminário inicia às 9h, com palestra sobre a importância da Conferência de Comunicação e suas pautas. À tarde, a programação é exclusiva para os membros do comitê, com divisão em grupos de trabalho para amadurecer estratégias de ação e os conteúdos a serem defendidos pelos movimentos sociais no processo de disputa da conferência.

Essa atividade faz parte das mobilizações da sociedade civil para pressionar o Governo Federal a convocar oficialmente a Conferência em nível regional, estadual e nacional. Durante o último Fórum Social Mundial, em Belém-PA, o presidente Lula anunciou em seu discurso que a convocaria para o fim do ano. Além do seminário, consta entre as atividades do comitê agendar audiências com o poder Executivo e convocar uma reunião do Conselho Estadual de Comunicação.

O comitê de mobilização em Alagoas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação conta com a participação de mais de 25 entidades da sociedade civil, dentre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras. Para garantir a abrangência em todo o Estado, ainda serão realizados seminários de mesmo caráter envolvendo as diversas regiões do interior.

Maiores Informações:

Rafael Soriano (Comunicação MST): 82 – 99168547
Valdice Gomes (Sindjornal): 82 – 99991301
Udson Araújo (Mecom/TO): 82 – 88316005

 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top