A 12ª edição do Viva Cultura, que acontece dia 9, domingo, às 17h30, no Posto 7, na Jatiúca, terá como atrações o cantor e compositor Júnior Almeida, o grupo Varial, e o chorinho de Ismair Martins. O Viva Cultura é um evento da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
JÚNIOR ALMEIDA
Júnior Almeida, alagoano de Maceió, iniciou a vida artística aprendendo sozinho a linguagem das cordas do seu violão. Estudou no Rio de Janeiro, andou por São Paulo, apresentando-se em bares e festas.
No grupo "Caçoa Mas num Manga," Júnior fez a sua primeira apresentação produzida em palcos alagoanos. Em 1985, obteve o primeiro lugar no V Festival Universitário de Música da Ufal, com "Lúcia Colagem", e decidiu seguir a carreira artística solo.
De lá para cá, são mais de 20 anos de estrada, contabilizando inúmeros shows (Champanhe pra Nós, Possibilidades Há, Transparências...), realizando apresentações em pratica-mente todos os palcos alagoanos e em diversos palcos do País, como Fortaleza, Paraíba, Recife, Salvador, Porto Alegre, Santa Maria, Blumenau, Florianópolis São Paulo e Rio de Janeiro, além de shows em Marselha e sete cidades francesas.
VARIALEm novembro de 2002, em Maceió, Derick (guitarrista) e Carlinhos (baixista), que já tocavam juntos na banda 3Nuts, formaram um projeto paralelo com novas influências, para fazer um som diferente de tudo que já rolava na época, uma fusão de peso e melodias.
Com algumas composições prontas, eles precisavam de um vocalista versátil e de um baterista criativo para poder consolidar esse projeto. Foi quando convidaram o Léo (ex-Avoid) para os vocais, que se encaixou perfeitamente ao som da banda com sua capacidade de criar novas melodias, e o Júnior na bateria, que se engajou na banda com suas diferentes influências e sua grande criati-vidade.
Foi assim que surgiu a Varial, que nesses anos vem se consolidando, cada vez mais, no cenário do rock independente nacional.
Em 2006, a banda divulgou seu primeiro cd, intitulado “Equilíbrio” (lançado de forma virtual no site Zona Punk Records), realizando uma tour Sul/Sudeste para divulgação do álbum. No mesmo ano, o videoclipe da música “Para Sempre” foi exibido no canal Multishow (no programa ZeroKm).
A Varial também participou da trilha sonora de dois renomados filmes de surf nacionais: Hang-Loose/Quintal de Casa e Que!LifeStyle. Em fevereiro de 2008 a Varial gravou seu novo cd, chamado “Refúgio” no studio MRSOM (São Paulo), que contou com a produção de Marcello Pompeu e mixagem/masterização de Heros Trench (ambos da banda Korzus). O cd “Refúgio” foi lançado pelo selo/distribuidora paulista Voice Music, em outubro de 2008.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.