Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 07/04/2007

SESC AL apresenta: Oficina de Videoarte

Videoarte Reeducação do Olhar
Sesc AL no período de 9 a 13 de Abril de 2007
Orientador Oscar Malta

OFICINA DE VIDEOARTE:
Teoria e Prática.
Orientador :Oscar Malta

A Oficina de Videoarte:Teoria e Pratica, surgiu da necessidade de ampliar os horizontes e reeducar o olhar para a arte contemporânea já ministrada uma vez no SPA das Artes em Recife, selecionada oficialmente, teve o apoio da Fundação Gilberto Freire e do  IAC-UFPE onde ocorreu sua realização. Cada aluno realizou um trabalho (mesmo que em grupo) o que resultou em seis videoarte e um makingoff da oficina, todos exibidos ao final da mesma. No ano de 2006 a Oficina com o titulo “Oficina de Videoarte :Abrindo o Olho” foi selecionada para o FIG (Festival de Inverno de Garanhuns)

Mesmo que o Brasil ainda seja, em certos aspectos, considerado um país periférico de economia emergente, sua arte contemporânea apresenta uma impressionante qualidade de originalidade baseada numa multiplicidade de novos aspectos que surgiram nas artes visuais das últimas décadas. A Vídeoarte feita aqui vem contribuindo para este fenômeno.

Faz-se necessário, para a arte contemporânea, a busca pela hibridização de linguagens. É também de fundamental importância explorar a área híbrida construída pelo avanço das tecnologias envolvidas com as artes. Ao apresentar a Vídeo-Arte como nova forma de produção artística e cultural, através da realização da Oficina ora proposta, tenta-se promover um mergulho no mundo artístico do audiovisual contemporâneo. . Do ponto de vista didático e pedagógico, a Oficina será conduzida por discussões e demonstrações práticas como forma de incentivar os alunos e cativar o processo criativo coletivo e individual.

A Oficina visa, portanto, discutir e produzir Vídeoarte, buscando a área de interseção entre diversas mídias. Durante uma semana de trabalhos, serão exibidos vários vídeos apresentado um breve histórico da área e de sua evolução. Os alunos aprenderão como identificar os principais estilos praticados pelos artistas do gênero, assim como serão discutidos a estética e aspectos práticos concernentes à Vídeoarte. E, por fim, os alunos produzirão um trabalho artístico tendo como suporte básico o vídeo que será mostrado e analisado em grupo pela Oficina. Será poduzido um DVD com tais produções para divulgação dos trabalhos e da Vídeoarte.

Oscar Malta

Cineasta e designer, Oscar Malta vem traçando um caminho bem diversificado na sua carreira. A partir dos 13 anos, fazendo design, não parou mais. Autor de diversos trabalhos na área audiovisual, entre eles vt´s publicitários e documentários, já conquistou vários prêmios. Experimentos que unem câmera e bailarinos também renderam premiações na sua trajetória. Foram eles: “Aminióptico”, vídeodança que conquistou primeiro lugar na categoria experimental no Festival de Vídeo de Pernambuco de 2003 e “Play”, espetáculo multimídia apoiado pelo Funcultura, que ficou em cartaz no Teatro do Armazém em outubro de 2004. Uma verdadeira obra de arte e tecnologia.

              Oscar começou a cursar jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco e licenciatura em História na UFPE, ao ser atraído pelo mundo da produção audiovisual passou em várias produtoras locais e a partir daí, não parou mais. Especializou-se em vídeo-design ,foi diretor de arte em agências publicitárias até o final de 2002, quando foi selecionado para o cargo de coordenador pedagógico do Centro Cultural Tacaruna./Núcleo de Cinema.

             Em junho de 2003, ele ingressou no INA em Paris-França, onde cursou diversas formações em pós-produção e cinema .Voltou para o Brasil com uma nova perspectiva: fazer do cinema-documentario e da videoarte as suas principais atividades com o objetivo de tentar fazer um  resgate do patrimônio imaterial brasileiro com inovação. Desde então, passou a dirigir a Pixel-Arte Digital e realizou diversos trabalhos nessa área como “Vida de Artista” (premiado no Festival Mundial do Minuto) e “Seu Juca, o letrista pernambucano”(curta 35mm).

             Em Junho de 2006 finalizou “Quando a maré encher...”, o seu mais novo roteiro que foi premiado no concurso promovido pela Massangana Multimídia/ Fundaj em parceria com Chesf. um vídeo documentário que mostra como sobrevivem os pescadores da Região Metropolitana do Recife.Em Dezembro de 2006 QUANDO A MARÈ ENCHER foi escolhido melhor documentário no VIII Festival de Vídeo de PE .Selecionado para ministrar uma Oficina de Videoarte no SPA 2005 e no FIG 2006 .Vice-presidente da ABD /PE, além de ter  ministrado e desenvolvido o conteúdo programático (2006) do núcleo de Computação Gráfica da Escola KABUM/Recife, parceria entre Instituto Telemar/Auçuba/Prefeitura do Recife,estas são algumas ações de Oscar que atualmente dirige a PIXEL Artes Visuais, onde continua fazendo design ,pesquisando e criando imagens para diversas mídias.

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top