Projeto Papel no Varal, assinado por Ricardo Cabús, leva poesia à celebração dos 99 anos do Teatro Deodoro; evento acontece na sexta-feira, 13 de novembro, às 20h30
Para celebrar os 99 do Teatro Deodoro, o Papel no Varal realiza uma edição especial do projeto no dia 13 de novembro, às 20h30, no pátio externo do Teatro Deodoro. O formato especial proporciona um abraço poético ao patrimônio cultural que os alagoanos almejam conferir de “cara nova” em breve. (Reservas de mesa pelo telefone 3315.5665 e 9991.4556).
A simplicidade do aceso aos versos e o fascínio pela poesia é a magia que leva o Papel no Varal a reunir declamadores e ouvintes, que circulam pelos cem poemas pré-selecionados e impressos em folha A4, dispostos num varal de sisal, com pegadores rústicos de madeira. Com as intervenções poéticas do idealizador do projeto Ricardo Cabús, os transeuntes podem ler/interpretar quaisquer poemas do varal, desde que não seja o seu e nem sejam em seqüência.
Essa edição especial do Papel no Varal vai contar com a participação musical da intérprete Leureny, acompanhada do instrumentista Willbert Fialho, que acontece no intervalo do sarau e promete fechar à noite com a participação de músicos convidados. Já na recepção do evento, o pianista Expedito Rossiter dá as boas vindas aos convidados no Foyer do Teatro Deodoro. Para quem quer garantir poesia na volta a casa, pode aproveitar para conferir a banca de livros com exemplares de escritores alagoanos.
A noite conta ainda com os serviços do Buffet Pajuçara e cachaça mineira a preço promocional de R$ 2 (dose). Quatro profissionais terceirizados fazem a segurança do local e do estacionamento nos contornos da Praça Deodoro.
Papel no Varal
O formato de evento iniciou em março de 2009, em Maceió, a partir do lançamento do Programa Minuto de Poesia, que foi criado por Ricardo Cabús, idealizador do projeto, e está no ar na Rádio Educativa FM, 107.7MHz, em Maceió-AL. Desde então já foram três saraus e há diversos agendados em diversos bares, livrarias e espaços culturais da cidade.
Ricardo Cabús
“Embora a subjetividade sempre exista, a escolha dos poemas para o varal, em cada edição do Projeto, procura atender a uma série de critérios objetivos, como quantidade, tamanho, origem, língua, época e temática. Tudo isso para formar um ambiente agradável e eclético, trazendo a poesia de todo canto, para todo mundo”
SERVIÇO
Papel no Varal nos 99 anos do Teatro Deodoro
Dia: Sexta-feira, 13 de novembro
Horário: 20h30
Local: Teatro Deodoro
Praça Marechal Deodoro, s/n° - Centro
Entrada gratuita (Reserva de mesas: 3315.5665 e 9991.4556)
Coordenação: Ricardo Cabús
Informações/Comentários: http://cacosinconexos.blogspot.com
papelnovaral@gmail.com / 82 – 8871.1705
Realização: Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas
Apoio: Fundação Municipal de Ação Cultural da Prefeitura de Maceió e Instituto Zumbi dos Palmares / Rádio Educativa FM
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.