Em dezembro, a música destaca-se na programação de cinema do Sesc Filmes nacionais e estrangeiros serão exibidos no Cine Sesc 12h30 e Cine Sesc 19h. Entrada é franca
Durante todo o mês de dezembro, o Cine Sesc 12h30 e o Cine Sesc 19h põem em foco a música, com a exibição de musicais, cinebiografia e de documentários sobre música. As sessões acontecem no Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro, e no Sesc Poço. E o melhor: tudo com entrada franca.
Os musicais tiveram sua origem no teatro, arte que preserva desde a Grécia antiga o costume de unir música e dança em ritmos coreografados às encenações e falas dos atores. Na idade média, em Florença, surgiu a ópera, estilo voltado mais para a música do que para as artes cênicas. Com o aparecimento do cinema, os primeiros cineastas já tinham a preocupação de filmar espetáculos teatrais e de dança, mesmo sem o som. Somente a partir de 1927, com a chegada do recurso sonoro, é que foram pensados os primeiros musicais. O filme Dançando no Escuro, de Lars Von Trier, com a cantora Björk, é o musical a ser exibido no Sesc este mês.
PROGRAMAÇÃO
Cine Sesc 19h (sempre às quintas-feiras)
03/12
Dançando no Escuro (cor, 100 min, 2000)
Direção: Lars Von Trier
Classificação: 12 anos
Sinopse: Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira tcheca que foi morar nos Estados Unidos. Ela tem uma doença hereditária que a faz perder a visão, algo que também deverá acontecer um dia a seu filho Gene (Vladan Kostig), um garoto de doze anos. Entretanto, em virtude de saber que existem médicos nos Estados Unidos que podem operar seu filho, foi o suficiente para fazê-la imigrar para o país. Ela trabalha muito duro e guarda tudo o que ganha para a cirurgia do filho. Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour), seus vizinhos, juntamente com Kathy (Catherine Deneuve), uma colega de fábrica, a ajudam no que é possível, mas quando Bill se vê em dificuldades financeiras rouba o dinheiro que Selma tinha economizado duramente. Este roubo é o ponto de partida para trágicos acontecimentos.
10/12
Piaf – Um Hino ao Amor
(cor, 140 min, 2007)
Classificação: 12 anos
Direção: Olivier Dahan
Sinopse: A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.
17/12
Tom Zé ou quem irá colocar uma dinamite na cabeça do século?
(doc, cor, 48 min, 2000)
Classificação: 12 anos
Direção: Carla Gallo
Sinopse: Retrato estético dos cantos e compositor Tom Zé.
Hermeto Campeão
(doc, cor, 35 min, 1981)
Classificação: 12 anos
Direção: Thomas Farkas
Sinopse: Hermeto Pascoal é incontestavelmente um dos maiores músicos brasileiros. O filme evoca a inspiração, a maneira de compor e os pontos de vista de Hermeto Pascoal sobre a fama, o dinheiro e o trabalho. Hermeto Pascoal toca com os sapos e compõe com as abelhas. Os componentes do conjunto fazem um pequeno depoimento sobre o que é trabalhar com Hermeto Pascoal.
SERVIÇO
Cine Sesc 19h
Dias: 3, 10 e 17 de dezembro
Horário: 19h
Local: Teatro Sesc Jofre Soares/Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440
Cine Sesc 12h30 (às segundas-feiras)
07/12
Samba Riachão
(doc, cor, 86 min, 2001)
Direção: Jorge Alfredo
Classificação: Livre
Sinopse: aos 80 anos de idade, Riachão é o cronista musical da cidade de Salvador, tendo vivenciado todas as transformações pelas quais passou a música popular brasileira e os meios de comunicação no decorrer do século XX. É através das histórias deste cronista que o filme apresenta um relato histórico da MPB.
14/12
O Catedrático do Samba
(doc, cor, 23 min, 1999)
Direção: Alessandro Gamo e Noel Carvalho
Classificação: Livre
Sinopse: perfil do cantor e compositor paulista Germano Mathias, traçado em estilo solto e malandro como o do sambista.
Com que Roupa?
(fic, pb, 18 min, 1996)
Direção: Ricardo Van Steen
Classificação: 10 anos
Sinopse: Um dia na vida de um compositor. Entre brigas de bar, más notícias sobre sua saúde e desencontros com a namorada, Noel Rosa compôs o samba “Com que Roupa?”.
SERVIÇO
Cine Sesc 12h30
Dias: 7, 14, de dezembro
Horário: 12h30
Local: Auditório Maron Emile Abi-Abib/Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço) e Teatro Sesc Jofre Soares/Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440
Fonte: assessoria de imprensa Sesc
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.