A Prefeitura de Maceió e a Fundação Municipal de Ação Cultural apresentam a 21º edição do projeto Maceió Viva Cultura na categoria Música, para esta dataa teremos um especial de natal neste domingo, dia 20, no Posto 7, na Jatiúca, com a Orquestra de Câmara e Coral da Ufal interpretando temas natalinos, o Coral da Casal e o grupo de reggae Adama Roots fechando a noite. O evento é gratuito e começa às 18h.
Orquestra de Câmara da UFAL
A Orquestra de Câmara da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) foi fundada em 1981 a partir da iniciativa de alguns músicos da comunidade e de professores do Departamento de Artes da mesma Universidade. Ente os anos de 1981 e 1985 o grupo era formado de instrumentistas diversos, somente a partir de 1986 o número de componentes foi aumentado permitindo a definição de naipes.
Dentre os vários regentes que estiveram a sua frente, destacam-se Almir Medeiros e o maestro argentino Osvaldo Lupi, que regeu o grupo até 1996, quando o maestro holandês Nicolas Grosse Vale assumiu a sua regência. A partir daí, a maestrina Flávia Vieira, entre os anos de 1999 e início de 2001, esteve à frente da Orquestra.
Em meados de 2001, com a volta do maestro Nicolas Grosse Vale, Nilton Souza assumiu a função de regente substituto o que lhe proporcionou em 2002 assumir a sua regência titular.
A Orquestra sempre teve suas atividades atreladas aos Cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado em Canto – da Ufal, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos.
Fora da esfera universitária, a Orquestra participou na década de 90 de tournnés por diversas cidades nordestinas, com destaque nas apresentações da Pró-Arte de Teresópolis, no Rio de Janeiro e em concertos expressivos do cenário musical brasileiro. Foi regida por nomes memoráveis da nossa música como Camargo Guarnieri, dentre outros.
Dentro do calendário de apresentações do grupo constam eventos importantes para a cidade de Maceió, e assim, para o Estado de Alagoas, como o tradicional Concerto de Natal, onde o CORUFAL (Coro da Universidade Federal de Alagoas) une-se a vários cantores solistas em um grande concerto público.
Nos dias atuais sob a direção de Nilton Souza, a Orquestra tem se encaminhado para uma formação Sinfônica. Hoje faz parte do grupo um corpo de 35 membros, divididos estrategicamente a realizar um vasto repertório.
Adama Roots
Com apenas 2 anos de Banda, a Adama Roots apresenta um incrível entrosamento e presença de palco como poucas bandas profissionais de longa dataa, contagiando o público nos estabelecimentos onde se apresenta. A Banda está sempre se apresentando em boates e participa também de abertura de shows de bandas do Cenário Musical Nacional, além de ser requisitada para entretenimento em outros estados. A Adama Roots já dividiu palco com grandes bandas e artistas do cenário da Musica Nacional como: Natiruts, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, Édson Gomes, Tribo de Jah, Mato Seco, Vibrações, Reação, Timbalada, DJ Patife, entre outros. Atualmente é uma das principais bandas de Reggae de Alagoas e do Cenário Musical desse Estado. Com um repertório de 15 músicas próprias, o foco principal da banda é divulgar o trabalho e gravar o primeiro CD.
Local: Posto 7
Horário: 18:00
dataa: 20.12.09
Cidade: Maceió
Complemento: Jatiúca
Fonte: SECOM
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.