Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, o projeto Jangada Acessível vai promover, no dia 5 de junho, a 1ª Regata de Jangada Semana do Meio Ambiente de Maceió. O projeto conta com o apoio das secretarias municipais de Promoção do Turismo (Semptur), Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Esporte e Lazer (Semel), superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT), de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Ufal, Federação Alagoana de Velas, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos de Alagoas e do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O evento tem como objetivo principal promover a conscientização sobre a preservação das piscinas naturais e do ambiente marinho da orla de Maceió.
“A regata também é uma forma de integração dos órgãos públicos do meio ambiente e turismo com os jangadeiros que trabalham com o passeio às piscinas naturais da Pajuçara”, disse o arquiteto, ergonomista e coordenador da regata, Jorge Luiz. “O projeto da Jangada Acessível prevê a realização de atividades com os jangadeiros, buscando a inserção social destes profissionais para que, cada vez mais, assumam um compromisso com o meio ambiente”, acrescenta.
Como a orla de Maceió é o principal atrativo turístico da cidade, a proposta é fazer com que a regata de jangadas entre para o calendário esportivo e turístico da capital alagoana. Na opinião da assessora de projetos especiais da Semptur, Cláudia Paiva, o mar de Maceió é propício para os esportes náuticos.
A 1ª Regata da Jangada também conta com apoio da Petroquímica Braskem e do Radisson Hotel Maceió (parceiros do projeto “Jangada Acessível”) e Croma.
Fonte: SECOM - Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.