Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 01/12/2010

1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música

Nunca se ouviu tanta música. Se há uma crise na indústria fonográfica, o mesmo não pode ser dito sobre a cultura musical em seu sentido mais amplo. Ao lado do consumo dos MP3players, dos acessos às plataformas de disponibilização de músicas on-line (como MySpace e Last.FM), dos dispositivos de downloads (como E-Mule e torrents) e dos sons automotivos; as turnês continuam em alta, a venda de artefatos tecnológicos como home theaters, instrumentos musicais e aparelhos de reprodução sonora de alta qualidade continuam marcando parte do “mercado musical”, isso sem falar na melhoria dos sistemas de reprodução sonora dos computadores pessoais.

Diante desse panorama, o 1º Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (COMÚSICA) pretende discutir a música popular massiva em suas especificidades midiáticas, destacando lógicas econômicas, sensibilidades, formatos culturais e tecnologias e suas interrelações.

O evento será realizado entre os dias 01 e 03 de dezembro, no auditório do Sesc Poço, com entrada franca, e deve interessar a estudantes, pesquisadores, músicos, jornalistas e produtores culturais e a todo fã de música em geral.

A programação contempla pesquisadores e acadêmicos de importantes instituições de ensino do País, como Simone Pereira de Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Felipe Trotta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eduardo Vicente, da Universidade de São Paulo (USP), e Micael Herschmann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de Ronaldo Bispo, da UFAL. A coordenação do COMÚSICA é do professor Jeder Janotti (UFAL/UFPE) – confira o tema das palestras logo abaixo. 

No dia 03 de dezembro, o COMÚSICA abre espaço para a apresentação dos trabalhos de outros pesquisadores selecionados, com temas que vão dos gêneros à formação de cenas musicais e da cadeia produtiva da música aos novos atores da indústria musical.

Para participar do COMÚSICA basta acessar o endereço eletrônico www.comusica.com.br e realizar a inscrição, que é gratuita.

:: PALESTRAS ::

01 DE DEZEMBRO (ABERTURA) | 18h às 20h
Simone Pereira de Sá (UFF)
Isto não é Rádio: Plataformas Musicais, Sistemas de Recomendação e Redes Colaborativas

Jeder Janotti (UFAL/UFPE)
Dos Rótulos e das Cenas – Uma Viagem pelo Mercado dos Afetos Musicais

02 DE DEZEMBRO | 18h às 20h
Felipe Trotta (UFPE)
Cabra da Peste e um Caminhão de Raparigas: masculinidade forrozeira e identidade nordestina

Eduardo Vicente (USP)
Música ou Disco? A Questão dos Suportes e de sua Desmaterialização no Meio Musical

03 DE DEZEMBRO - 14h às 17h
Apresentação dos trabalhos selecionados

18h às 20h
Ronaldo Bispo (UFAL)
Música e Criação Coletiva: o Caso BLIP.FM

Micael Herschmann (UFRJ)
Música Independente Constroi uma Nova Era dos Festivais no Brasil

:: SOBRE OS PALESTRANTES ::

Jeder Janotti Jr. (UFAL/UFPE)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), com estágio de doutoramento na McGill University (Montreal, 2000), Jeder Janotti é atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e integrante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista em produtividade do CNPq, o pesquisador tem experiência na área de Comunicação e Mídia, com ênfase em Cultura Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular massiva, estudos culturais, indústrias culturais e cultura midiática. É coordenador do grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva, financiado pelo CNPq e autor dos livros Aumenta que Isso Aí é Rock and Roll (2003, E-Papers) e Heavy Metal com Dendê (2005, E-Papers).

Simone Pereira de Sá (UFF)
Pós-doutora em Comunicação pela McGill University, de Montreal, no Canadá. É professora associada e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do CNPq desde 2000, Simone vem desenvolvendo pesquisa sobre cibercultura, gêneros e cenas na música eletrônica do Brasil, discutindo, no momento, o papel dos sistemas de recomendação musical.

Micael Herschmann (UFRJ)
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e com mestrado e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o pesquisador vem desenvolvendo a investigação intitulada "Indústria da música do Estado do Rio de Janeiro: perspectivas e desafios para os circuitos independentes do samba & choro, rock e seresta" (com apoio do CNPq e da FAPERJ). Nos últimos anos, vem trabalhando com os tópicos comunicação, cultura urbana, indústria da música e políticas públicas. É autor de vários ensaios, coletâneas e livros (individuais e em parceria), dentre os mais recentes destacam-se: Indústria da Música em Transição (Ed. Estação das Letras e das Cores, 2010); Comunicação e História - interfaces e novas abordagens (Ed. Mauad X, 2008); Lapa, cidade da música - desafios e perspectivas para o crescimento do Rio de Janeiro e da indústria da música independente nacional (Ed. Mauad X, 2007).

Felipe Trotta (UFPE)
Felipe Trotta é Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e Mestre em Musicologia (Unirio, 2001). Desde 2008, ocupa o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, onde lidera o grupo de pesquisa Mídia e Música Popular, destinado ao estudo das estratégias de construção de identidade, legitimidade estética, e das disputas socioculturais no mercado de música. É também editor da revista E-Compós (Compós, Brasília) e vice-presidente da Seção Latino-Americana da IASPM (International Association for Study of Popular Music). É co-autor do livro Fora do eixo: indústria da música e mercado audiovisual no Nordeste (Ed. UFPE, 2010) e autor de O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990 (Ed. UFRJ, no prelo).

Ronaldo Bispo (UFAL)
Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFAL, Ronaldo Bispo possui doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Tem experiência na área de Estética da Comunicação, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência estética e neurociências, formação do gosto, evolução cultural, recepção midiática, superação da dualidade cultura/biologia, relação sentimento/forma e arte/natureza.

Eduardo Vicente (USP)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Eduardo Vicente tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular, indústria fonográfica, radiodifusão, tecnologias digitais e música brasileira.

Fonte: currículo Lattes/CNPq

:: SERVIÇO ::
1º COMÚSICA – Encontro Nacional Comunicação e Música
Local: auditório do Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço).
dataa e horários: entre 01 e 03 de dezembro. Abertura: 01 de dezembro, às 18h. No dia 02 de dezembro, às 18h e 03 de dezembro, a partir das 14h.
Inscrições: www.comusica.com.br
Entrada franca
Informações: www.comusica.com.br e pelo Twitter @co_musica

::

COMÚSICA
Realização: Laboratório de Análise Comunicacional da Música Popular Massiva, com apoio da UFAL, do programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) e do CNPq.
Coordenação: Prof. Dr. Jeder Janotti Junior (jederjr@gmail.com)
Equipe de organização: Victor Pires, Suzana Dias, Morena Melo Dias, Taynara Cunha, José Luiz Rios, Lívia Calheiros e Laís Falcão.
Informações para imprensa: Fernando Coelho [fernando@gazetaweb.com - 8802-8201]

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top