Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 26/11/2011

Maceió recebe II Encontro Nacional de Pesquisadores (Comúsica)

Maceió recebe II Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (Comúsica)
Evento será realizado nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditório do Sesc Poço
 
Nos dias 01 e 02 de dezembro de 2011, ocorre a segunda edição do Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música (Comúsica), no auditório do Sesc Poço. O evento - que traz como público-alvo estudantes, pesquisadores, músicos, jornalistas e produtores culturais e fãs de música em geral - pretende discutir a música popular massiva em suas especificidades midiáticas, destacando a relação entre territórios urbanos, gêneros musicais e crítica cultural. 
O II Comúsica é uma realização do Laboratório de Análise Comunicacional da Música Popular Massiva, com apoio da UFAL, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPE, do CNPq e do SESC/AL, sob a coordenação do Prof. Dr. Jeder Janotti Junior (UFAL/UFPE). 
“A afirmação das tecnologias móveis e de uma rede de shows aponta para os tecidos urbanos como um lugar privilegiado de materialização da música na comunicação e cultura contemporâneas, daí o interesse renovado nas cenas musicais como lócus de circulação e apropriação da produção musical atual”, explica Janotti Jr.
A programação contempla pesquisadores de importantes instituições de ensino do País, como Felipe Trotta, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Adriana Amaral, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Thiago Soares, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Vinícius Pereira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), além de críticos especializados em música, como os jornalistas Marcelo Costa, do blog Scream&Yell, e Bruno Nogueira, membro da curadoria do festival independente Abril Pro Rock (PE). 
Para participar do II Comúsica, basta acessar o endereço eletrônico www.comusica.com.br e realizar a inscrição, que é gratuita.


Programação
01/12 - Quinta-feira | 18h às 20h
18h Debate sobre mercado independente
"Móveis Coloniais de Acaju: um relato de banda-empresa" com Fabricio Ofuji e Móveis Coloniais de Acaju.
 Mediação: Thiago Soares (UFPB)
19h
Mesa 01: Jornalismo, Critica Musical e Cenas Musicais
“Cantos das cidades: Cenas, crítica musical e experiência estética” com Jeder Janotti Junior (UFAL/UFPE).
"Scream & Yell: Jornalismo, crítica musical e Internet" com Marcelo Costa (Scream & Yell, Portal Terra).
"Atualização da crítica musical e o valor do revival dos anos 90 em tempos de internet: AHK-toong Bay-bi Covered" com Adriana Amaral (Unisinos).
"Valor e crítica no consumo de música pós-internet" com Bruno Nogueira (Faculdade AESO/Barros Melo, Abril Pro Rock).
 Mediação: Jeder Janotti Junior (UFAL/UFPE)
21h Programação Cultural
Show com Móveis Coloniais de Acaju
Local: Orakulo (Rua Barão Jaraguá, 717 – Jaraguá)

02/12 - Sexta-feira | 14h às 20h
 14h Apresentação dos trabalhos aprovados
Local: Sesc Centro – Musicoteca e Teatro Jofre Soares- (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
18h
Mesa 02: Sonoridades, Visualidades e Valor Musical
“Sanfona, macheza e nordestinidade: sonoridade e masculinidade na construção da identidade nordestina forrozeira” com Felipe Trotta (UFPE).
"Ruído e Modos de Escuta na Contemporaneidade" com Vinicius Pereira (UERJ).
"De que valores eu falo quando eu falo sobre videoclipes" com Thiago Soares (UFPB).
 Mediação: Victor de Almeida (UFPE)
21h Programação Cultural
Sobre os palestrantes:
Jeder Janotti Jr. (UFAL/UFPE)
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002), com estágio de doutoramento na McGill University (Montreal, 2000), Jeder Janotti é atualmente professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas e integrante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista em produtividade do CNPq, o pesquisador tem experiência na área de Comunicação e Mídia, com ênfase em Cultura Midiática, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular massiva, estudos culturais, indústrias culturais e cultura midiática. É coordenador do grupo de pesquisa Mídia e Música Popular Massiva, financiado pelo CNPq e autor dos livros Aumenta que Isso Aí é Rock and Roll (2003, E-Papers) e Heavy Metal com Dendê (2005, E-Papers).
 
Felipe Trotta (UFPE)
Felipe Trotta é Doutor em Comunicação e Cultura (UFRJ, 2006) e Mestre em Musicologia (Unirio, 2001). Desde 2008, ocupa o cargo de vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, onde lidera o grupo de pesquisa Mídia e Música Popular, destinado ao estudo das estratégias de construção de identidade, legitimidade estética, e das disputas socioculturais no mercado de música. É também editor da revista E-Compós (Compós, Brasília) e vice-presidente da Seção Latino-Americana da IASPM (International Association for Study of Popular Music). É co-autor do livro Fora do eixo: indústria da música e mercado audiovisual no Nordeste (Ed. UFPE, 2010) e autor de O samba e suas fronteiras: pagode romântico e samba de raiz nos anos 1990 (Ed. UFRJ, no prelo).
 
Thiago Soares (UFPB)
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professor do Departamento de Comunicação e Turismo (Decomtur) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, videoclipe, fotografia, semiótica, jornalismo e linguagem da televisão.
Adriana Amaral (Unisinos)
Professora e Pesquisadora do PPG em Ciência da Comunicação da UNISINOS. Bolsista de Produtividade do CNPq com projeto de pesquisa sobre "Plataformas de música on-line e fandoms".
Marcelo Costa (Scream and Yell)
Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade de Taubaté (UNITAU), editor do blog Scream&Yell (www.screamyell.com.br), jornalista do blog Calmantes com Champagne. Equipe de Curadoria e Inteligência Musical do Sonora na empresa Terra Networks. Escreve sobre cultura pop.
Bruno Nogueira (AESO/Barros Melo/Abril Pro Rock)
Professor na empresa Faculdades Integradas Barros Melo. Estudou Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea na instituição de ensino Universidade Federal da Bahia. Curador do Festival Abril Pro Rock (PE).
Vinícius Pereira (UERJ/ESPM)
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com formação complementar (bolsa doutorado sanduíche) no McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá(2001). É professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É o coordenador do ESPM MEDIA LAB (ESPM-SP). É pesquisador do CAEPM/ESPM, e pesquisador associado do McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá. É sócio-fundador e diretor científico da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura(biênio 2007-2009). Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno dos seguintes temas: tecnologias da comunicação, linguagens midiáticas, entretenimento, cibercultura, arte midiática, linguagens publicitárias em meios digitais, linguagens jornalísticas em meios digitais, estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, especialmente, a obra de Marshall McLuhan.

Serviço:
II COMÚSICA – Encontro Nacional de Pesquisadores em Comunicação e Música
Local: Auditório do Sesc Poço (Rua Pedro Paulino, 40, Poço), Teatro Jofre Soares e Musicoteca do Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro).
dataas e horários: 01 e 02 de dezembro de 2011. Abertura: 01 de dezembro, às 18h. No dia 02 de dezembro, a partir das 14h.
Inscrições: www.comusica.com.br
Entrada franca
Informações: Site: www.comusica.com.br || Twitter: @co_musica
Realização: Laboratório de Análise Comunicacional da Música Popular Massiva, com apoio da UFAL, do programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE), do CNPq e do SESC.
Coordenação: Prof. Dr. Jeder Janotti Junior (jederjr@gmail.com)
Assessoria de Imprensa: Morena Dias (9107-0108/9680-3587) e Suzana Gonçalves (8854-0405/9922-2904)
Organização: Emerson Oliver, Laís Falcão, Morena Dias, Suzana Gonçalves, Taynara Pretto e Victor de Almeida.


Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top