Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 31/03/2013

Espetáculo Baião de Dois no Teatro Deodoro, enaltece Luiz Gonzaga

O Coretfal está de volta ao palco, depois de colocar em pauta o Velho Chico em Retrato Cantado São do São Francisco (2008), com o espetáculo Baião de Dois – um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga – que vai explorar outras linguagens artísticas, nos dias 05 e 06 as 20h (sexta e sábado ) e dia 07( domingo ) as 17 hs,  sem abandonar o olhar apaixonado sobre os Nordestes dos Brasis.

Com 37 anos de atividade, a justa homenagem – ratifica a antiga admiração pelo Rei do Baião, já expressa no repertório de espetáculos anteriores: Canto por todos os cantos (1998), Ecos – Brasil 500 anos (2000) e Retrato Cantado do São Francisco (2008). Portanto, ao se engajar nas celebrações do centenário de Gonzagão, o Coretfal reafirma o foco na MPB e no folclore nordestino que o caracteriza na cena musical alagoana.

O espetáculo Baião de Dois vem sendo gestado há quase um ano, de forma colaborativa e dialógica, envolvendo diretamente cada integrante do coro desde a pré-produção onde se insere pesquisa bibliográfica; palestras de profissionais da área de música sobre a trajetória e musicografia do homenageado; e viagem monitorada à cidade de Exu, sertão de Pernambuco, onde foram realizadas entrevistas com personagens ligados a Luiz Gonzaga e visitas a lugares emblemáticos na vida e obra desse ilustre nativo.

Baião de Dois será representado por 32 cantores e os músicos Xameguinho (sanfona), Ebenézer Bernardes Correia Silva (violino), Gama Júnior (percussão e flauta transversal), Mestre Gama (pífano), Roberi Rei (percussão), Rodrigo Cardoso (violão) e Danillo Tenório (baixo), propondo, por meio do canto coral – aliado à dança, teatro, poesia, projeções, indumentárias peculiares, depoimentos e outras linguagens artísticas – evidenciar o trabalho de um artista que mostrou ao Brasil um Nordeste até então desconhecido, mas destrinchado pelo repertório de autoria do próprio Luiz Gonzaga entre outros artistas que remetem a gêneros musicais e conteudos poéticos, marcando a presença do Nordeste no universo cultural brasileiro.

O espetáculo terá como destaques xaxados, xotes, forrós, maracatus, lundus, toadas e baiões que serão apresentados na forma de canto coral, com coreografias e cenários que destacam a importância desses ritmos na formação da Música Popular Brasileira.


Evento: Coretfal, no espetáculo Baião de Dois
Realização: IMAM - Instituto Maria Augusta Monteiro
Onde: Teatro Deodoro
Quando: 05 e 06 as 20h (sexta e sábado )  dia 07( domingo ) as 17 hs
Ingressos: R$ 40,00 e R$ 20,00 – na bilheteria do teatro
Informações: Assessoria de Comunicação – 9645-1118 (Gal Monteiro) /

conteudo original: Márcio Ândrei / primeiraedicao.com.br  

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top