Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 03/04/2013

Reunião de reativação do Fórum Permanente de Música

Músicos querem rearticular importante instância de atuação política do setor

conteudo e foto: Diogo Braz

Quando músicos se juntam em torno de um ideal, o mero exercício reivindicatório parece ganhar ritmo e melodia próprios. E é nesse embalo que acontecerá uma reunião para reativação do Fórum Permanente de Música de Alagoas, às 19 horas desta quarta, 10 de abril, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas, ao lado do Cepa. A reunião contará com a participação do músico Naldinho, membro do antigo Fórum e representante do Nordeste na Funarte, que irá fazer uma explanação sobre o Fórum e sobre as ações da Funarte para o setor e as possibilidades de articulação com os músicos locais.
Alagoas vive um momento interessante para a música. Além da intensa produção autoral de seus artistas, vive-se um ciclo de crescimento na organização e mobilização de músicos em torno do bem comum para o segmento. Desde novembro de 2012, durante as atividades do festival de música Maionese, um grupo de artistas e produtores culturais resolveu utilizar as redes sociais para debater e pensar o mercado de música no estado. Toda essa mobilização não demorou a extrapolar o ambiente virtual do grupo de Facebook chamado "Bandas AL" para contagiar os espaços presenciais de debate e ações.

Reconhecendo a importância da instância criada por outros músicos em outro ciclo, o grupo de músicos pretende mobilizar os participantes do Fórum Permanente de Música, hoje desarticulado, para juntos voltarem a utilizar dessa importante ferramenta de debates e atuação política para a música de Alagoas. Para isso, o grupo convoca todos os agentes do setor – sejam músicos, cantores, compositores, produtores, técnicos de som e etc – para participar da reunião de reativação do Fórum.

Serviço
Reunião para reativação do Fórum Permanente de Música de Alagoas
Dia 10 de abril, às 19 horas, no Espaço Cultural Linda Mascarenhas
Aberto ao público.

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top