Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 06/11/2013

Teatro Deodoro comemora 103 anos com espetáculos gratuitos

Teatro Deodoro comemora 103 anos com espetáculos gratuitos na 2ª Mostra do Teatro Alagoano
Alagoas em Cena apresenta sete atrações entre os dias 09 e 14 de novembro

Comemorando 103 anos no próximo dia 15 de novembro, o Teatro Deodoro recebe a partir deste sábado (09) o Alagoas em Cena - 2ª Mostra do Teatro Alagoano, com os espetáculos teatrais selecionados em edital da Secult – Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas. A premiada montagem ‘A Marca D’Água’, do grupo convidado Armazém, de Londrina-PR, também integra a programação. Todas as atrações tem entrada franca.

A primeira atração do Alagoas em Cena é o espetáculo convidado ‘Sua Incelença, Ricardo III’, do grupo Clowns de Shakespeare, de Natal-RN. A apresentação acontece na Praça de Esportes do Benedito Bentes I, no sábado (09), às 17 horas.

A abertura oficial do evento acontece no Teatro Deodoro, com a peça ‘Vôo Solo’, da Invisível Companhia de Teatro, também no sábado (09), às 20 horas. O sucesso de crítica e público ‘A Farinhada’, da Associação Teatral Joana Gajuru, volta ao Deodoro no domingo (10), às 19 horas.

Na segunda (11), é a vez de ‘Graciliano, um brasileiro alagoano, memórias de Heloísa’, da companhia Sua Majestade o Circo’, às 20 horas. Na terça (12), sobe ao palco o Grupo Cena Livre, com ‘Mirandolina’, às 20 horas.

Já na quarta (13), a programação ganha mais um atrativo: a peça ‘Um teatro de cordel na feira do passarinho’, da Cia Nega Fulô, será encenada na Praça Deodoro, em frente ao teatro, às 17 horas. E fechando a programação, o grupo convidado Armazém Companhia de Teatro, da cidade paranaense de Londrina, apresenta o elogiado espetáculo ‘A Marca D’Água’, no palco do Teatro Deodoro, às 20 horas.

O edital para a mostra recebeu ao todo onze inscrições, com cinco espetáculos selecionados e outros três suplentes. O Alagoas em Cena - 2ª Mostra do Teatro Alagoano é uma realização conjunta entre a DITEAL – Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, a SECULT - Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas e o Sesc/Alagoas.

PROGRAMAÇÃO
ALAGOAS EM CENA – 2ª MOSTRA DO TEATRO ALAGOANO

dataa: 09/11
Hora: 17 horas
Local: Praça de Esportes do Benedito Bentes I
Espetáculo: ‘Sua Incelença, Ricardo III’, Grupo Clowns de Shakespeare (Natal-RN)
Classificação: livre

Sinopse: A peça é baseada no drama histórico Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando assim um diálogo entre as tramas da Inglaterra Elisabetana e a realidade do Sertão Nordestino.

dataa: 09/11
Hora: 20 horas
Local: Teatro Deodoro
Espetáculo: ‘Vôo Solo’, Invisível Companhia de Teatro
Classificação: 14 anos

Sinopse: ‘Vôo Solo’ é resultado da busca de uma construção dramatúrgica voltada para a experimentação artística em outro ambiente teatral, composto por recortes que misturam interferências e referências pessoais com elementos do imaginário mítico-urbano da contemporaneidade nordestina.

dataa: 10/11
Hora: 19 horas
Local: Teatro Deodoro
Espetáculo: ‘A Farinhada’, Associação Teatral Joana Gajuru
Classificação: 16 anos

Sinopse: De autoria do alagoano Sávio de Almeida, mostra o dia a dia de uma casa de farinha do interior alagoano e narra a história de amor entre Pedro Bom e Rosa Maria, que são perseguidos pelo dono do local.

dataa: 11/11
Hora: 20 horas
Local: Teatro Deodoro
Espetáculo: ‘Graciliano, um brasileiro alagoano, memórias de Heloísa’, Cia. Sua Majestade o Circo

Classificação: livre

Sinopse: Em cena, dois “gracilianos” conversam entre si, interagem e rememoram os diversos capítulos da sua vida lidos nas cartas encontradas por Heloísa, sua segunda esposa.

dataa: 12/11
Hora: 20 horas
Local: Teatro Deodoro
Espetáculo: Mirandolina, Grupo Cena Livre

Classificação: 12 anos

Sinopse: Comédia clássica do teatro italiano do século XVIII, é considerada a primeira peça feminista do teatro. Com seu jeito e trejeitos, Mirandolina encanta a todos que vem se instalar em sua hospedaria.

dataa: 13/11
Hora: 17 horas
Local: Praça Deodoro
Espetáculo: ‘Um teatro de cordel na feira do passarinho’, Cia. Nêga Fulô

Classificação: livre

Sinopse: A cena se passa na famosa feira do passarinho, onde os personagens se encontram. A madrinha descobre que a afilhada comeu carne na sexta-feira santa e como castigo, terá que se transformar em cachorra. Para evitar a tragédia, a madrinha procura um pároco, que foi batizar um gato.

dataa: 14/11
Hora: 20 horas
Local: Teatro Deodoro
Espetáculo: ‘A Marca D’Água’, Armazém Cia. de Teatro
Classificação: 16 anos

Sinopse: Com inspirada ambientação cenográfica, em que movimentos dentro de uma piscina e coloridas projeções auxiliam na condução da ação, a peça conta a história de Laura, que vive numa espécie de tristeza cotidiana, até que um peixe enorme aparece misteriosamente no seu jardim. Vencedora do Fringe First Award no Festival de Edinburgh e do Prêmio Shell, na categoria Melhor Autor.

Informações: (82) 3315-5656 ou 3315-5665

Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL)
GRAZIELLA FRITSCHER
Assessoria de Comunicação
(82) 3315-5656 / 9936-8281 / 8882-9828
www.teatrodeodoro.al.gov.br
http://ascomteatro.blogspot.com/
Visite nosso perfil no Facebook: Ascom Deodoro


Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top