A Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), coloca em funcionamento a partir desta quarta-feira (10), as mudanças no trânsito na Gruta de Lourdes, em decorrência da implantação de contorno de quadra Gruta de Lourdes-Jardim do Horto, o quarto construído no corredor de transportes das avenidas Fernandes Lima/Durval de Góes Monteiro.
O objetivo é melhorar o fluxo de veículos, fazendo com que os carros possam circular com mais rapidez com as novas opções oferecidas numa área onde funcionam equipamentos de grande porte.
A liberação vai permitir aos técnicos da SMTT fazer uma avaliação nesses dias que antecedem a inauguração da obra, que é de grande importância para a cidade, segundo afirmou José Moura, assessor especial de Trânsito do órgão.
Com o novo contorno de quadra, os veículos que sobem a Avenida Fernandes Lima em direção ao Tabuleiro do Martins e pretendem retornar terão que cumprir o seguinte procedimento: entrar na Rua Artur Vital da Silva, pegar a Rua Fernando Júnior e depois a Rua Dr. Abelardo Pontes Lima até chegar novamente à Fernandes Lima. Ou seguir em frente, entrar na alça viária, pegar a pista asfáltica em frente ao Hipermercado Extra e fazer o retorno na altura da Rua Gazeta de Alagoas para entrar novamente na Avenida Durval de Góes Monteiro.
Para seguir em direção ao Jardim do Horto é só utilizar a alça viária. Já para os veículos que utilizam a Avenida Durval de Góes Monteiro, sentido Tabuleiro/Centro, o procedimento a ser adotado para quem deseja retornar é o seguinte: pegar a alça viária construída em frente ao Ibama, retornar para a Avenida Durval de Góes Monteiro no semáforo existente nas proximidades do Hiper Bompreço. Para quem quer seguir em direção à Gruta de Lourdes, a opção é entrar na Rua Pau-Brasil.
A SMTT vai manter permanentemente nessa área diversos agentes de trânsito para orientar os motoristas.
Fonte: SECOM
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.