Notícia

Por, Bairros de Maceió - 09/09/2009

JACARECICA - Slum inicia processo de recuperação da área do Lixão

As ações direcionadas ao encerramento e à recuperação da área do Lixão de Jacarecica. já foram iniciadas pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum). A meta é transformar o local em um parque socioambiental.

O superintendente Ernande Baracho explicou que tudo começou há pouco mais de um mês, com o aumento de 12 para 30 no número de guardas municipais que fazem o plantão diuturnamente no local. Além disso, os guardas passaram a contar com duas viaturas para fazer rondas.

Para atender às determinações do Processo Civil Público, também está sendo construído um muro em torno do Lixão. Outra diretriz é a obra de recuperação e implantação da rede elétrica, que está a todo o vapor.

O projeto de construção das quatro guaritas, que ficarão posicionadas em pontos estratégicos, também já começou a ser tocado. “Vale ressaltar que as pessoas que trabalham nestas ações foram cadastradas pela Slum, por meio do Projeto de Inclusão Social dos Catadores”, disse.

Paralelamente, a Slum está tocando o projeto que vai calcular a degradação por lixo do Lixão. O assessor técnico do órgão, Álder Flores, justifica: “É preciso calcular tudo, pois, caso contrário, o muro corre risco de cair, já que há acomodação de massa”.

Além dessas ações, a Slum iniciou um planejamento operacional com outros órgãos municipais, com ONGs e com representantes de catadores de lixo da Vila Emater. O objetivo é discutir e implementar ações para inclusão social.

Nesse sentido, já foi aberto processo de licitação para construção de dois galpões de trabalho para coleta seletiva, que ficará em um terreno no Benedito Bentes.

Fonte: SECOM - Maceió

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top