A cada dia, a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) dá mais um passo em favor do reflorestamento da capital. O projeto “Maceió Mais Verde” realiza, diariamente, plantios em vários pontos da cidade, como vias públicas, condomínios, escolas, praças e residências. Desde 2005, foram plantadas 170.435 mudas. Para um milhão delas – que é a quantidade almejada – faltam 829. 565.
E para incentivar a população, a Sempma já instalou placas informando quantas mudas foram plantadas e quantas faltam para a conquista da meta. “Nossa meta é melhorar o Índice de Área Verde de Maceió, e, felizmente, estamos conseguindo. Com isso, a cidade se tornará mais bonita e menos poluída”, frisou a coordenadora de Educação Ambiental da Sempma, Florência Matias.
Atualmente, técnicos da Sempma realizam plantios em vários pontos de Maceió. Benedito Bentes, Pontal da Barra, Jacarecica e Santa Lúcia são alguns deles.
A prioridade são as árvores frutíferas - por oferecerem mais segurança alimentar e nutricional - e para as espécies nativas da Mata Atlântica.
A meta do projeto é incentivar a preservação das árvores através de estratégias de sensibilização.
Fonte: SECOM Maceió
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.