O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), Vinícius Palmeira, conseguiram em Brasília que Maceió seja contemplada com um projeto que deve mudar a realidade de algumas áreas de risco na capital alagoana.
Em reunião nesta terça-feira (28) em Brasília, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, anunciou ao prefeito a construção de duas Praças dos Esportes e da Cultura (PEC) em Maceió.
As Praças dos Esportes e da Cultura (PECs) incluem telecentros, teatro, cinema, bibliotecas, além de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As PECs compõem as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no eixo Comunidade Cidadã, que levam ações e projetos efetivos de combate à violência e exclusão social por meio de atividades que aliam esporte, educação e cultura. Os equipamentos serão construídas em regiões de vulnerabilidade social em Maceió.
“A ministra se mostrou receptiva aos pleitos de Maceió e garantiu a construção de duas Praças de Esportes e Cultura. Agora, nosso objetivo é levar o projeto para outras localidades e assim dar oportunidade para o jovem nas áreas de esporte, cultura e lazer, só assim conseguiremos uma concorrência saudável”, avaliou o prefeito.
PEDRA FUNDAMENTAL
A ministra Marta Suplicy elogiou a iniciativa da administração do prefeito Rui Palmeira e assegurou que estará presente ao lançamento da pedra fundamental do projeto, em data que ainda será definida pela ministra. “Encontramos um prefeito jovem, dinâmico e com vontade de fazer e quando isso acontece não há dúvida de que a juventude será beneficiada", disse a Suplicy.
“A presidente Dilma ordenou que devemos focar na juventude, que por falta de opção vai para a delinquência ou fica sem ter o que fazer. Espero, em breve, lançar a pedra fundamental do projeto em Maceió", garantiu a ministra.
Vinícius Palmeira, por sua vez, classificou as PECs como a ação de maior transversalidade do governo Rui Palmeira, nesse começo de gestão, uma vez que envolve várias secretarias municipais, entre elas elas Infraestrutura, Esporte e Lazer, Cultura, Assistência Social, Educação, Segurança Comunitária, Planejamento. “Embora o projeto esteja previsto para ser instalado no em regiões carentes, os equipamentos irão atender toda a comunidade do entorno”.
Fonte: Secom Maceió / Foto: Assessoria
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.