Inaugurado em dezembro de 2009, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) mantém o atendimento para trabalhadores maceioenses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O centro funciona na Rua Alameda Portugal, 427, bairro do Pinheiro.
O público-alvo do Cerest são trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, formal e informal, que sejam encaminhados pela Atenção Básica, sindicatos e a demanda da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT). Para receber atendimento, o trabalhador deve ir à Unidade de Saúde Básica mais próxima e, caso seja comprovada que sua doença é fruto do trabalho exercido, será encaminhado ao Cerest.
O Centro foi regulamentado por uma portaria da Secretaria de Vigilância em Saúde – órgão vinculado ao Ministério da Saúde -, de 31 de dezembro de 2007, para realizar os procedimentos previstos na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Seu objetivo é executar as ações de promoção, prevenção, vigilância, recuperação e reabilitação de trabalhadores e trabalhadoras expostos a riscos no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde, agredindo a integridade física e/ou emocional de trabalhadores, provocando acidentes e doenças ocupacionais.
O Cerest é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que vai atender 12 municípios integrantes da 1ª. Microrregião: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Marechal Deodoro, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.
Fonte: SECOM Maceió