Notícia

Por, Bairros de Maceió - 08/01/2010

PINHEIRO - Inaugurado Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Inaugurado em dezembro de 2009, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) mantém o atendimento para trabalhadores maceioenses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O centro funciona na Rua Alameda Portugal, 427, bairro do Pinheiro. 
 
O público-alvo do Cerest são trabalhadores inseridos no mercado de trabalho, formal e informal, que sejam encaminhados pela Atenção Básica, sindicatos e a demanda da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT). Para receber atendimento, o trabalhador deve ir à Unidade de Saúde Básica mais próxima e, caso seja comprovada que sua doença é fruto do trabalho exercido, será encaminhado ao Cerest. 
 
O Centro foi regulamentado por uma portaria da Secretaria de Vigilância em Saúde – órgão vinculado ao Ministério da Saúde -, de 31 de dezembro de 2007, para realizar os procedimentos previstos na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Seu objetivo é executar as ações de promoção, prevenção, vigilância, recuperação e reabilitação de trabalhadores e trabalhadoras expostos a riscos no ambiente de trabalho que possam causar danos à saúde, agredindo a integridade física e/ou emocional de trabalhadores, provocando acidentes e doenças ocupacionais.
 
O Cerest é um projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que vai atender 12 municípios integrantes da 1ª. Microrregião: Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Messias, Marechal Deodoro, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba. 
 
Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top