Do alto dos mirantes, as belezas de Maceió aos seus pés
Por Erna Raisa
Estagiária - O JORNAL
Mês de julho é de férias escolares, de chuvas e de baixa temporada turística. Combinação perfeita para turistas menos abastados e para que os próprios maceioenses esqueçam um pouco os passeios turísticos tradicionais e descortinem novos roteiros por Maceió, gastando pouco.
Conhecida como o “Paraíso das Águas”, a cidade tem opções interessantes, como museus, mirantes e teatros, que oferecem cultura e lazer para quem deseja descobrir uma Maceió diferente e também barata.
Para quem gosta de conhecer novos lugares e está com pouco dinheiro no bolso, traçamos um roteiro que começa pelo Mercado de Jaraguá, uma boa pedida para quem procura comida boa. Lá, o cardápio é variado e tipicamente regional, com jeitinho de comida caseira. O mercado, situado na Comendador Leão, no bairro do Poço, abre as portas a partir das 6h da manhã e recebe, além de turistas, pessoas que trabalham na vizinhança e preferem tomar o café da manhã por lá.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.