Partido Republicano Progressista - PRP
Nascido em Maceió, aos 17 de outubro de 1895, no bairro de Bebedouro, Anfilófio Jayme de Altavilla Melo recebeu dos seus pais Balbino de Melo e Deolinda Melo todo o apoio que lhe puderam dar com os parcos recursos existentes, para a luta que o filho travava em busca do saber.
Foi aluno e professor do Liceu Alagoano. Ao ingressar na tradicional Faculdade de Direito de Recife, ele prometeu que criaria uma escola de Direito em Alagoas, o que conseguiu em 1931, quando fundou a Faculdade de Direito de Alagoas, mater da Universidade Federal do Estado.
Ao terminar o curso jurídico na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, Anfilófio voltou a Alagoas, onde exerceu as seguintes funções: Diretor da Imprensa Oficial; Diretor do Liceu Alagoano; professor do Colégio Estadual; vereador e presidente da Câmara; Promotor Público da Capital; Deputado Estadual; Professor da Faculdade de Ciências Econômicas; fundador e diretor da Faculdade de Direito e Prefeito de Maceió no período de 1? de fevereiro de 1927 a 07 de janeiro de 1928.
Contista, político, professor, poeta, jornalista, historiador, advogado e romancista, Jaime de Altavilla escreveu sobre Calabar, Quilombo dos Palmares e sobre a civilização de Alagoas. Como Prefeito, melhorou visualmente a cidade e fez a abertura da Avenida da Paz, hoje Assis Chateaubriand.