Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, em parceria com a Revista Urupema, realizam show pelo aniversário do Teatro Deodoro que comemora 97 anos de emoção e cultura
A DITEAL e a revista Urupema promovem no próximo dia 15 de novembro, quinta-feira, às 20h, o show "Música e Poesia no Teatro Deodoro. O evento comemora os 97 anos de fundação daquela casa de espetáculos e traz um elenco formado pelos seguintes artistas e poetas: Arriete Vilela, Camila Cavalcante, Cris Braun, Basílio Sé, Fernando Fiúza, Júnior Almeida, Leureny, Lucy Serralvo, Mácleim, Marta César, Paulo Poeta, Railton Sarmento, Sebage, Zé Barros e Zé Márcio Passos.
O ator José Márcio Passos, que vai declamar poemas do livro "Maceió, Cidade Aberta", de Paulo Renault, diz que os 97 anos do Teatro Deodoro só lhe traz "emoção": "Não pode significar outra coisa", diz ele. "Dá até vontade de chorar. Aos trancos e barrancos, a casa vem se mantendo todo esse tempo. É um orgulho para todos nós que fazemos teatro."
A pergunta balançou, também, o coração da cantora Leureny. "Nossa, fiquei com vontade de chorar", derreteu-se. "É que foi o palco que me viu nascer artista. Eu adoro, é onde eu mais gosto de cantar."
Entre outras músicas de seu repertório, Leu promete trazer de volta uma pérola do início da sua carreira, o clássico de Jards Macalé e Wally Salomão "Vapor Barato", que ela apresentará junto com seu irmão, o super-guitarrista Zé Barros. E bote comoção nisso.
A cantora Cris Braun diz que o Deodoro lhe lembra "os dois primeiros shows" de sua vida. "Simone cantando 'Cigarra' e, depois, Caetano Veloso.
Obviamente, isso tem a ver com a minha história musical. É uma casa tão bonita e que tem uma história –foi o meu primeiro contato com a música ao vivo. Fora que eu estava sempre passeando na praça Deodoro, tomando sorvete na Gut-Gut."
Juarez Gomes de Barros, presidente da Diteal (Diretoria dos Teatros de Alagoas), afirma que esses 97 anos do Deodoro revestem-se de "muita importância".
"É o início das comemorações dos 100 anos do Teatro Deodoro", avisa.
"Ainda este ano, faremos o lançamento das atividades relativas ao centenário do teatro, cuja participação na cultura alagoana é fundamental."
MÚSICA E POESIA NO TEATRO DEODORO – Artistas e poetas celebram 97 anos do Teatro Deodoro – Dia 15 de novembro, quinta-feira, às 20h. Ingressos (com o exemplar da revista Urupema): R$ 5,00 (estudante) e R$ 10,00 (inteira). Teatro Deodoro – Pça. Deodoro, s/n. Informações: (82) 3315 5665.
Keyler Simões
Jornalista e Produtor Cultural
www.tudoalagoas.com.br
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.