Por Divulgação
A cidade de Viçosa estará em festa a partir de sexta-feira, dia 10, com o início do IV Festival da Primavera. O evento tem como ponto alto a apresentação do cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. O festival conta ainda com feira de artesanato, manifestações culturais, bandas de pífanos, e apresentações de bandas de forró, como Mastruz com Leite e Máquina do Tempo. Até o dia de encerramento do festival, no dia 13, os participantes podem conferir ainda disputa de cavalhadas e trilhas de motocross.
De acordo com o prefeito anfitrião, Peri Brandão, o festival surgiu de uma necessidade de organizar a vida cultural do município. “Revitalizamos o centro histórico da cidade e fizemos um corredor cultural batizado com o nome do professor Théo Brandão. O corredor funciona com uma escola de folclore e de música, onde os alunos já estão interpretando Villa Lobos e Vivaldi. Restauramos a Igreja do Rosário, o prédio que abrigou o antigo banco de Viçosa; criamos a Galeria dos Libertadores; fizemos também a calçada da imortalidade dos artistas populares e um minimuseu sacro”, enumerou o prefeito, como justificativa para promover o festival.
Peri Brandão disse também que os folguedos da cidade foram reorganizados e que os artesãos também foram incentivados a produzir. “O Festival da Primavera é a vitrine, é uma oportunidade onde os artistas locais podem mostrar os seus trabalhos e, conseqüentemente, a riqueza cultural que é produzida em Viçosa, tanto para a população do município como para os visitantes que vêm para aproveitar o festival”, falou.
O prefeito informou que as demais edições do festival da primavera potencializaram a economia de Viçosa, que com a criação de uma série de pequenos negócios que giram em torno do turismo cultural. Ele destaca também que há três meses nenhum hotel ou pousada dispõe de vagas por conta do festival. “O olhar do alagoano mudou em relação a Viçosa, que está se redescobrindo como a capital cultural de Alagoas”, afirmou.
Programação - A abertura do festival acontecerá no dia 10, às 16h, com a feira de artesanato. No mesmo dia haverá desfile de moda, apresentação de banda de pífanos, reisado e guerreiro, além de shows com a banda Máquina do Tempo e Santana, o Cantador. No dia 11, pela manhã, haverá cavalhada, lançamento do CD “Viçosa do nosso Brasil”, uma mostra musical de artistas de Viçosa. No palco principal, apresentação da Banda Baby Som e, encerrando a noite, show do cantor Alceu Valença.
Na manhã do dia 12 haverá trilha de motos, à noite, show com a banda Mastruz com Leite. No dia 13 tem desfile escolar, além de apresentação de guerreiro e festival de repentistas, entre outras atrações.
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.