O quinto espetáculo do projeto Quarta no Arena, será encenado nas próximas duas quartas-feiras, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, numa realização da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, que visa fomentar o teatro alagoano e formar platéia com espetáculos alagoanos e com ingressos com preços acessíveis.
Mais novo trabalho da premiada Associação Teatral Joana Gajuru, estreado em julho de 2007, através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz da Fundação Nacional de Artes (Ministério da Cultura), o espetáculo é inspirado nas poesias “matutas” de Sêo Antônio Aurélio de Morais, de Atalaia, mais conhecido como o poeta Lambe Sola. Na peça, uma coletânea de poemas que mesclam lirismo, política e muita comicidade, seguindo viagem pelas histórias e personagens do interior do país.
A Associação Teatral Joana Gajuru foi fundada em 28 de janeiro de 1995 por atores recém formados do Curso de Formação do Ator, da Ufal, que fizeram uma oficina de teatro de rua com o grupo Imbuaça, de Sergipe. Primeiro grupo de teatro de rua de Alagoas, estreou no mesmo ano da sua fundação com o espetáculo "Uma Canção de Guerreiro no Chumbrego da Orgia". No ano seguinte, é premiado com melhor direção e figurino no Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo, em Florianópolis.
Nesses 14 anos de existência, o grupo levou a rua ou ao palco trabalhos onde a pesquisa e o estudo das culturas nordestina e alagoana estão presentes, como A Farinhada, espetáculo que marcou história no teatro alagoano e ganhou mais de 25 prêmios em festivais Brasil a fora, um relato das casas de farinha, Severino Gajuru, adpatação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, Olê, Olê, Gajuru o Guerreiro é você, que conta a história de Joana Gajuru e usa elementos do guerreiro, e Baldroca, adaptação da obra de Guimarães Rosa, recebeu mais de 40 prêmios com suas montagens e já foi alvo de estudo na Universidade Federal de Alagoas
Atualmente desenvolve trabalho com crianças e adolescentes de Fernão Velho por meio do Ponto de Cultura ABC Guerreiros de Joana.
FICHA TÉCNICA :
Direção – Eris Maximiano e Waneska Pimentel
Dramaturgia – Eris Maximiano Tavares e Waneska Pimentel
Elenco –Denílson Leite / Waneska Pimentel / Sophia Morais/ Vittor Rodrigues/ Reginaldo Meneses.
Figurinos – Eris Maximiano Tavares e Ivana Isa
Cenário – Idéia Concreta
Iluminação – O grupo
Maquiagem – O grupo
Direção Musical – Tércio Smith
Treinamento Psico-físico – Thiago Sampaio
Fotos e material gráfico- Renata Voss
proDireção de dução – Eris Maximiano
Coordenação de produção - Mônica Carvalho de Almeida
Assistência de produção - Ediel Tavares
Realização – Associação Teatral Joana Gajuru
Serviço:
Quarta no Arena 2009 – “Versos de Um Lambe Sola”
Local: Teatro de Arena Sérgio Cardoso
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (Meia)
Quarta – Dias 15 e 22 de julho.
Horário: 19:30h
Informações: (82) 3315-5665 / 5656
Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL)
Keyler Simões
Assessor de Comunicação
MTB 715/AL
(82) 3315-5656 / 8882-9828
"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.