Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 24/09/2017

Site bairrosdemaceio é destaque na Intranet da Eletrobras AL

O site bairrosdemaceio.net, organizado pelo colaborador da Eletrobras Distribuição Alagoas e radialista, Ademir dos Anjos, completa neste mês de setembro 15 anos com o design renovado. Como parte das comemorações, o também colaborador e poeta Ari Lins Pedrosa lançou em 2017 o livro “Bairros de Maceió – Uma visão poética”, inspirado pelo conteúdo do site.

O novo design, além de mais moderno, conta com usabilidade responsiva: o portal pode ser acessado de qualquer dispositivo conectado à internet. No livro e nas páginas online, cada bairro ganha seu próprio poema, com versos que aludem a lugares, marcos importantes e a particularidades das localidades.

“O site foi pensado e construído a partir de uma ampla pesquisa histórica que resgatou matérias de importantes veículos de comunicação local e conteúdo oficial de gestões da cidade, dentre outras fontes”, declara Ademir dos Anjos. “O visitante pode acessar a história de cada bairro e conferir um conteúdo cronológico de reportagens que registraram importantes marcos da história local”, completa.

Para Pedrosa, o leitor pode achar nas páginas escritas e online “pedaços de Maceió, envolvidos em sonhos raros e particulares de cada bairro”. O conteúdo do site mergulha ainda em outros pontos da cidade: ali ganham lugar dados e histórias das famosas e belas praias e ruas de Maceió. À disposição do visitante do site, uma ampla galeria de fotos e dados importantes sobre símbolos da capital, como o brasão, a bandeira e o hino, também pode ser acessado.

Todo o trabalho é coroado com as poesias cantadas de uma rica web rádio, disponível para acesso gratuito com mais de 700 músicas de 250 artistas. Lá podem ser encontradas tanto obras de artistas alagoanos, como músicas de compositores nacionais que, inspirados com a cidade de Maceió e com o Estado de Alagoas, os exaltam em versos e acordes.

Entre os compositores, estão quatro colaboradores da Eletrobras Alagoas. Além do poeta Ari Pedrosa, podem ser ouvidas as composições de Kenneth Santa Cruz, Agnelo Gouveia e Gustavo Chaves, da banda Dharma.

por:  Williane dos Santos Sotero - Assessoria de Comunicação da Eletrobras AL 

Livro Bairros de Maceio - Uma visão Poética

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top