Depoimentos

Clique aqui para deixar seu depoimento!

Parabéns aos organizadores desse site pela Iniciativa de manter viva a história dos bairros da nossa cidade. Principalmente postando fotos dos casarões e ruas. E aos bairros que sumiram do mapa fica as lembranças lamentavelmente. Aguardo novas publicações atualizadas sobre bairros de Maceió.
Alanilda da Silva | Localidade: Maceio-AL - 26/06/2023 (alanilda@gmail.com)
Precisa atualizar a história do bairro Bairro Duro, na época Dona Mariete rezava nas casas, mas posteriormente já conseguiram um local, foi construí uma capelinha dedixa a Nossa Senhora de Fátima, que passou a se chamar capela Virgem dos Pobres, Hoje é uma paróquia oficialmente instalada pelo Arcebispo Dom Antonio Muniz no ano de 2018 que compreende os bairro Barro Duro e São Jorge com 5 capelas(comunidades), 3 delas no Barro Duro, propria Matriz Virgem dos Pobres, Capela Nossa Senhora de Fátima( na rua Ceará) e a capela Cristo Redentor( na rua Pedro Camelo). Só a capela da igreja Matriz tem uma história de mais de 40 anos, encabeçada por dona Marieta e as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
Paulo Cesar | Localidade: Maceió - 21/06/2023 (paulocesarsax@gmail.com)
Não conheço Fernão Velho, mas tenho muita vontade de ir até aí, pois meu pai nasceu nessa terra linda. Devo ter familiares por aí que gostaria muito de conhecer. Meu pai chamava-se Otávio Leite dos Santos, sua mãe era Benedita dos Santos e o pai Joaquim Permino Soares. Se alguém conhecer familiares dessas pessoas, por favor me procurem. (Valdenice Leite dos Santos de Toledo-Paraná).
VALDENICE DOS SANTOS SOUZA | Localidade: Toledo - PR - 27/12/2022 (valdenice9@hotmail.com)
Meu pai, Mario Chagas, nascido em 1917 na Cidade de Maceió, contava que morava próximo a estação Bebedouro. Seu pai, Manoel Chagas que tem uma longa historia, tinha uma Padaria local. Ficaram poucas recordações como esta. A familia tinha sobrenomes conhecido como Chagas de Oliveira Leite. O nome de Maria Marcolina, fruto da invasão holandesa sempre era citada quando falavamos da nossa origem. Numa viagem de turismo conheci este local que num dado momento fiquei muito emocionado. Mario, casando-se com uma italiana em São Paulo fixou-se em São Paulo fazendo parte da expansão industrial nacdecada de 1950.
Paulo Chagas | Localidade: São Paulo - 25/06/2022 (paulo@amazoniarica.com.br)
Saudades,..,Amo
Dep Jose Lages 138....ponta verde...Maceio Alagoas. | Localidade: Boa Vista...Roraima. - 17/03/2022
Cidade que não consigo esquecer..apesar de estar muito longe de você...
Osman..Alves@ hotmail.com | Localidade: Boa Vista...Roraima - 11/06/2021
Bom dia e parabéns pelo site referência! Como disse antes e talvez não me expliquei bem, falta a outra parte do mapa de alguns bairros maiores tipo o tabuleiro, que estar faltando justamente seu ponto de origem feirinha e suas imediações. Desde já agradeço e continuem com o ótimo trabalho. Resposta: Como o mapa oficial é muito grande foi dividido em 2 partes. Tecnicamente não pode ser colocado para visualização. Mas eu posso lhe mandar por e-mail. Confirme e mande uma solicitação para bairrosdemaceio@gmail.com
Rennany Gomes | Localidade: Maceió - 24/04/2020 (rennany1975@gmail.com)
Estamos pesquisando sobre a Marcha de Barbalho, jornada épica desde o seu desembarque no Rio Grande, em 1640, até a chegada em Salvador, por dentro do domínio holandês. Houve um encontro dos luso-espanhóis no POÇO. As pesquisas são inconclusas a respeito de sua localização. Como Maceió possui um bairro com este nome, ficaríamos gratos caso pudesse nos enviar quaisquer esclarecimentos sobre este topônimo. Tiramos do teu sítio eletrônico: " ...A história do bairro do Poço remota ao século XVIII. Toda área era um imenso sítio de propriedade do português Antônio Fernandes Teixeira e sua mulher, dona Maria de Aguiar. Aos poucos foi se transformando e surgindo as primeiras ruas, beirando o litoral e o Riacho Salgadinho, cortadas pela antiga estrada do Poço. " Se, no século XVIII, esta estrada já era velha, o sr. teria algum mapa ou informação adicional? Antecipadamente agradecido. Artur Watt Filho
Artur Watt Filho | Localidade: Salvador - 17/02/2020 (wattfilho@gmail.com)
Sugiro aos editores que abram um novo serviço no site para que neste os usuários possam compartilhar fotos e vídeos sobre os seus respectivos bairros, pois eu fui pesquisar um pouco mais sobre o Antares e não achei notícias muito recente. Nesse novo serviço pode ter a opção de reclamar, parabenizar, sugerir e noticiar para que todos possam usar da melhor maneira. Obrigado!
Kael Kryows | Localidade: Maceió/AL - 19/11/2019 https://instagram.com/kaelkryows (kaelkryows@yahoo.com)
Somente complementando o comentário anterior, sobre as linhas que ligam o Jacintinho a Via Expressa que eu tinha dito que são sete, são elas: 048 - Ben. Bentes - Centro Via Josefa de Melo / Jacintinho; 104 - Ben. Bentes - Trapiche Via Jacintinho; 110 - Graciliano Ramos - Trapiche Via Term. Rodoviário; 117 - Village II - Trapiche Via Rodoviária; 706 - Eustáquio Gomes - Ponta Verde Via Jacintinho; 707 - Graciliano Ramos - Ponta Verde Via Jacintinho e 717 - Village II - Ponta Verde Via Jacintinho / Josefa de Melo, todas ligando o Jacintinho à Via Expressa e que passa pelo Jacintinho ligando o bairro à Avenida Durval de Góes Monteiro, contamos apenas com a linha 604 - Eust. Gomes - Cruz das Almas Via Ufal / Rotary, mas que cobre apenas uma parte muito pequena do bairro e que ao final das contas, nesse caso, acaba não nos servindo pra muita coisa. O ideal mesmo é ter atendendo ao Jacintinho, uma linha que transite pela Durval de Góes Monteiro e que cubra a grande maioria do bairro tal como fazem as linhas 048, 104 e 706, aí sim é que será feita a justiça como o Jacintinho realmente merece! No mais, para outros destinos pra outros bairros, o Jacintinho é bem servido, a única deficiência que temos é realmente essa que acabei de descrever e que é tremendamente injusta!!! Obrigado pelo espaço! Que Deus abençoe os responsáveis por este espaço!
Adailton Moriarthy | Localidade: Maceió - 30/08/2019 (walkynn@bol.com.br)
O Jacintinho é um bairro maravilhoso, eu amo aquele bairro e louvo e agradeço a Deus por ter nascido e morar nele! É um bairro altamente populoso, movimentado e vibrante! Só uma coisa que eu não concordo com relação a ele é a falta de linhas de ônibus urbanas que o liguem diretamente a parte alta da capital, mais precisamente, a Avenida Durval de Góes Monteiro, ao passo que ligando o bairro a Via Expressa existem 7 linhas e ligando a Durval de Góes Monteiro, para bem dizer não existe nada! Isso é uma grande injustiça que urge por reparação e não por meio da tão alardeada "Integração Temporal". Se o Jacintinho fosse um bairro extremamente ao contrário do que descrevi acima, a Integração Temporal serviria mesmo, mas já que não é, precisamos de opção direta mesmo!
Adailton Moriarthy | Localidade: Maceió - 30/08/2019 (walkynn@bol.com.br)
Antes de tudo parabéns o site ficou mais bonito e interativo, mas ainda faz falta o mapa de cada bairro disponível na versão anterior e que ainda não está presente em sua totalidade nesta versão. Abraços! Resposta: A verão atual tem o mapa oficial de todos os bairros inclusive para fazer download
Rennany Gomes | Localidade: Maceió - 23/10/2017 (rennany1975@gmail.com)
Ótimo site! Favoreceu bastante para pesquisas na área de Urbanismo e Desenvolvimento Urbano! Por favor, mantenham o conteúdo, valorizem os editores e pesquisadores, e se possível, informe-nos a fonte primária! Muito grato!
Rogério Gato | Localidade: Maceió AL - 22/09/2017 (rogeriovgato@gmail.com)
VISITEI O SITE E FIQUEI MUITO FELIZ AO VERIFICAR QUE MINHA MÚSICA " BELEZA RARA ". CONTINUA TOCANDO. MUITO OBRIGADA ADEMIR PELO ESPAÇO E VALORIZAÇÃO COM A CULTURA ALAGOANA. UM FORTE ABRAÇO. ANDRÉA ALMEIDA.
ANDRÉA ALMEIDA | Localidade: MACEIÓ - 23/05/2016 (andrea@senar-al.org.br)
PARABÉNS PELO BELO TRABALHO. EU SOU NATURAL DE MACEIÓ, APRECIO AS BELAS PAISAGENS, A NATUREZA NOS PRESENTEOU GENEROSAMENTE. ESSA CIDADE MARAVILHOSA É A INSPIRAÇÃO PARA MINHAS POESIAS, VERSOS, PROSAS. UM GRANDE ABRAÇO.
HILDA MARIA VIEIRA LACERDA | Localidade: MACEIÓ-AL BRASIL - 22/04/2016 (lacerda.hilda@yahoo.com.br)
Parabéns pelo site, consegui informações importante para um trabalho acadêmico.
Givânya Bezerra de Melo | Localidade: Maceió - 31/08/2015 (givanya@hotmail.com)
Parabéns, Ademir! Sempre incansável em nos fornecer informação de ótima qualidade.
Célia Regina dos Santos | Localidade: Maceió - 29/03/2015 (celiageoufal@gmail.com)
Meus parabéns pelo site sempre quis descobrir minha cidade nasci em São Paulo mas sou alagoano de coração lembro quando cheguei em Maceió no Bairro do Jacintinho e como era a quase 40 anos atrás muita saudade desta época , continuem assim indicarei este site pra outras pessoas ver como era Maceió a tempos atrais.
Aristeu Abílio dos Santos | Localidade: Maceió AL - 23/02/2015
Muito bom esse espaço para todos conhecerem mais a nossa querida e linda Maceió!!! Minha família ta citada ai(Família Lopes,era aquele casarão no início da praia de pajuçara,primeira mansão defronte a praia,defronte ao atlantic,hoje DNIT). Gostei e muito desse espaço!! parabéns aos idealizadores!! Fraternos abraços em todos.
Luis Carlos Lopes Cavalcante | Localidade: Maceió-Alagoas-Brasil - 21/02/2015
Muito bom, voltei no tempo
Ana de nazareth Vieira Raposo da Silva | Localidade: Maceio Alagoas Brasil - 14/01/2015 (aninhavrs@msn.com)
Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top