Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 16/10/2021

EP Pina 40 será lançado, projeto da Pinacoteca Universitária da Ufal

EP foi contemplado com a Lei de Incentivo Aldir Blanc e será lançado nas plataformas digitais

EP, que será lançado em todas as plataformas digitais no próximo dia 22 de outubro, e que foi contemplado com a Lei de Incentivo Aldir Blanc, é um desdobramento de um projeto pedagógico intitulado “Pinacoteca Universitária da Ufal”, e que aconteceu em setembro do ano passado, na Escola Estadual Onélia Campelo, no bairro da Cidade Universitária, com o objetivo de apresentar de forma virtual através das redes sociais daquela instituição, o seu acervo de obras.
A proposta do EP chamado PINA 40, foi fazer uma homenagem aos 40 anos da Pinacoteca Universitária da Ufal que foram comemorados no último dia 24 de setembro de 2021. Este é um EP instrumental composto de cinco músicas todas de autoria de Luciano, onde a harmônica cromática é o instrumento solista, sendo cada uma delas para cinco obras diferentes e que fazem parte do acervo da Pinacoteca.
Foram escolhidas as obras de Fayga Ostrower, Elon Constantino, Getúlio Motta, Vicente Ferreira e Lula Nogueira e cada música leva um pouco daquilo que Luciano transformou em música, o que ele viu em cada obra. O EP teve, além de Luciano nas gaitas cromáticas, guitarras, violão, baixo e teclados, a participação de Roberi Rei nas percussões e programação de bateria, que também dividiu com Luciano a direção musical, Rafa Quintino no cavaquinho e Nelsinho Neto no violão na música Jaraguá drinks.
Segundo Luciano, “o desenho da capa foi feito pelo meu filho caçula Heitor que para mim, com a sua pureza e simplicidade de criança, mostrou a beleza da natureza vista por seus olhos. Por isso, resolvi colocar na capa do EP, porque para mim também significa que arte faz parte da alma humana desde que nascemos e fica conosco até partirmos daqui.
A ideia básica era fazer uma relação entre as linguagens da música e das artes visuais, tendo em vista que todas as linguagens artísticas se conversam, mesmo que pareçam para muitos que elas sejam totalmente diferentes.
Junto com as músicas nas plataformas, Luciano vai lançar em seu canal no YouTube “Luciano Harmônica Falcão” um vídeo para cada música onde em cada vídeo está a obra escolhida para aquela composição musical. O objetivo é que a pessoa possa ouvir a música e apreciar a obra visual e tirar suas próprias conclusões, pois a arte é subjetiva e permite que cada um faça as suas interpretações. E essas interpretações sejam colocadas nos comentários para que haja uma conversa entre obras e seus apreciadores, ou seja, fazer uma grande e prazerosa brincadeira e viagem.
Para o projeto pedagógico e o EP acontecerem, foi preciso ter a parceria de algumas pessoas pois sem elas nada teria acontecido. Meus agradecimentos a Iris Danielle Tenório, Tatiana Almeida, Irani Santos, Vittória Holanda, Isabella Keila e Lucas Rocha da Pinacoteca. A Cris Onorato que fez a ponte entre Iris e Luciano para que o projeto fosse iniciado na escola em 2020. A direção e coordenação da Escola Onélia Campelo que abraçou a ideia do projeto pedagógico. Aos artistas Lula Nogueira, Vicente Ferreira, Elon Constantino, Getúlio Motta (e Raissa Motta), Fayga Ostrower (e Noni Ostrower) por fazerem parte deste projeto e autorizarem, seja diretamente ou por meio de representantes, o uso de suas belíssimas obras neste trabalho. A Heitor Falcão que cedeu a sua linda obra de arte e a Mel Nascimento pelo incentivo e puxões de orelha necessários.

Histórico de Luciano Falcão
Com mestrado em Música pela UFPE, especialização em Metodologia do Ensino de Artes pela Facinter Uniter e graduado em Licenciatura em Música pela Ufal, Luciano Falcão, além de músico, atua como professor de Arte na rede pública em Maceió e Marechal Deodoro.
Como instrumentista iniciou aos 15 anos, seus estudos com violão erudito no antigo Centro de Belas Artes de Maceió e simultaneamente começou a tocar contrabaixo elétrico em bandas do cenário emergente do rock alagoano dos anos 1980 como Rock Postal, Epydemia e Segredo de Estado. Nos anos 1990 toca e compõe para a banda Segredo de Estado, em seu retorno, e Máfia Nordestina.
Em 1999 ele começa a estudar harmônica diatônica e em 2001 a harmônica cromática a qual se dedica até hoje.
Acompanhou a cantora Mel Nascimento em diversos projetos dessa artista tocando gaita, violão e contrabaixo.
Desde o início do seu aprendizado musical compõe, tendo suas músicas interpretadas por Myrna Araújo, Mel Nascimento, Lara Melo e Mari Costa. Já participou como compositor do X FemuSesc, Festival da palavra, 2º São Paulo Exposamba e nas três edições do Festival Encantos de Alagoas. Com a banda Máfia Nordestina participou de festivais de música e de programas de TV em Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso.
Atuou como diretor musical e produtor executivo de diversos projetos musicais como o show Miltons de Lucy Muritiba e Chão de crioulo de Mel Nascimento.
Gravou CD´s com as bandas Segredo de Estado e Máfia Nordestina, além de ter gravado CD´s solo. Seu primeiro CD como gaitista foi lançado em 2016 chamado “Levando a vida na gaita” foi apresentado na 12ª edição do projeto Quinta no Arena, no Misa Acústico, Pauta Aberta de Ocupação de Espaço no Arte Pajuçara (FMAC) e no projeto Sesc das Artes no Teatro Hermeto Pascoal em Arapiraca. Em 2017, seu projeto “Viva Hekel”, foi contemplado pelo Edital Diogo Silvestre da Secult/AL, sendo apresentado em Maceió e Arapiraca em parceria com a Pianista Selma Brito e com o tenor Luciano Peixoto.


EP – PINA 40 Ficha técnica:
LUCIANO FALCÃO – Gaitas cromáticas, guitarras, violão, baixo e teclados
ROBERI REI – Percussões e programação de bateria
RAFA QUINTINO – Cavaquinho em Jaraguá drinks
NELSINHO NETO – Violão em Jaraguá drinks
Direção musical: Luciano Falcão e Roberi Rei
Produção e Arranjos: Luciano Falcão
Gravado no Royal Studio, Maceió/AL
Mixagem e masterização no Docas Studio, Maceió/AL por Roberi Rei
Todas as composições são de autoria de Luciano Falcão
Desenho da capa feito por meu filho Heitor Falcão
Arte da capa: Luciano Falcão
Projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc em 2020
Projeto realizado em 2021
Para saber mais sobre o projeto pedagógico Pinacoteca Universitária da Ufal acesse:


https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/roteiro-de-estudo/pinacoteca-universitaria-da-ufal-56726
https://www.instagram.com/stories/highlights/17974864390341593/?hl=pt-br
https://www.instagram.com/pinacotecaufal/?hl=pt-br
https://tribunahoje.com/noticias/entretenimento/2020/12/09/projeto-leva-acervo-da-pinacoteca-da-ufal-para-a-sala-de-aula/
https://melhornoticia.com.br/noticia/eventos/mn104009629/pinacoteca-da-ufal-faz-40-anos-de-dedicacao-as-artes-visuais-em-alagoas

Fonte: Assessoria

 

 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top