Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 18/11/2022

Banda Artehfato lança Álbum Visual Ato Vero neste sábado, 19

Intitulado “Juntos na Casa do Alto”, álbum será lançado no canal oficial do grupo.

Pouco mais de um ano após trazer ao mundo seu álbum de estreia - Ato Vero (2021), a banda Artehfato apresenta suas canções gravadas ao vivo e a plenas cores no formato audiovisual, com o lançamento de "Juntos, na Casa do Alto".

O material, gravado em março de 2022, em Riacho Doce (Maceió-AL), será lançado no próximo sábado (19), no YouTube, às 13h, no canal oficial do grupo, formado por Del Cavalcanti (voz e guitarra), Laís Lira (voz), Cleber Vieira (bateria) e Flávio Vieira (contrabaixo).

O lançamento está sendo bastante aguardado, com boa expectativa para alcançar novos públicos. “Pessoas que consomem obras audiovisuais, não somente em áudio. O trabalho em si fez a gente agregar muitas pessoas, que criaram uma boa atmosfera para uma gravação com bastante entrega e energia positiva”, ressaltou Del Cavalcanti, cantor, guitarrista e compositor da banda Artehfato.

A gravação, contou com a sensibilidade harmônica do maestro Janeo Amorim, no teclado, assim como a precisão percussiva de Roberi Rei, além dos convidados que também ajudaram a colorir o álbum fonográfico: Bruno Palagani na canção título "Ato Vero" e em "Me Leve", que traz também a voz de Junior Almeida; LoreB e Fernando Nunes em "Porta" e, por fim, May Honorato em "Canta".

O músico alagoano Fernando Nunes afirmou que “Juntos na Casa do Alto” celebra a qualidade e a diversidade da cultura alagoana, pela música e por outras artes. “Realmente, Alagoas tem muito a oferecer para o cenário nacional e mundial. "Juntos” é uma amostra do talento alagoano, dos nossos artistas. Fico muito feliz de ter participado da gravação”, comentou o experiente baixista.

Tal qual a abertura dada aos nomes acima para imprimirem suas tonalidades cromáticas às canções escolhidas em Ato Vero, diferente não poderia ser com o público presente no registro do álbum visual correspondente, que pôde literalmente aquarelar o espaço e instalações oferecidas, assim como nossos corpos.

Del Cavalcanti acredita que o ‘Álbum Visual Ato Vero’ representa uma nova fase para o grupo. “Mesmo tendo várias cenas e outros momentos, o álbum também apresenta o show, com algumas de nossas músicas sendo executadas ao vivo pela primeira vez e registradas”, explicou. O artista ainda acrescentou que a gravação também foi uma troca de boas energias e experiências profissionais. “Como temos origens diferentes, especialmente os dois compositores do grupo, Laís e eu, que sou originalmente da música e Laís vem da dança e do teatro, pudemos unir isto. Laís colocou a gente para jogar, para encenar. Ela já está envolvida na música há mais de dez anos e, no álbum visual, unimos música, teatro e performance, elementos que já desejávamos colocar em um show”, completou Del Cavalcanti.

“Juntos na Casa do Alto” é uma experiência sonora, visual e humana, pois desde a concepção, o objetivo foi criar um ambiente de convivência e construção artística coletiva, através dos estímulos musicais, de modo que as performances e o próprio cenário dessem liga e sentido para cada momento. Deste modo, o álbum visual traz um formato híbrido, que mistura a apresentação das canções de “Ato Vero” com outros registros de cenas que traduzem as reflexões e inquietudes contidas nas letras das composições, de como vemos e sentimos nossas verdades, o que somos diante delas e como podemos nos transformar e recolorir os significados quando nos permitimos viver e dialogar.

A sensibilidade musical e cultural e as boas energias foram traduzidas nas mensagens dos artistas que participaram da gravação do álbum, que classificaram o momento como único e inesquecível. “A vida chegou e disse: tome mais um dia inesquecível de feliz”, comentou a cantora May Honorato. “Felicidade traduz”, completou Junior Almeida. “Banho de boa energias! Só gratidão por ter estado lá! Lindeza total! Beleza pura!”, se encantou a artista de dança e da música, Telma Cesar.

"Ato Vero ao vivo: Juntos na Casa do Alto é o resultado de um processo colaborativo onde cada singular profissional, pessoa envolvida deixou um tanto de si, transformando o que poderia ser um simples show gravado ao vivo em uma celebração aos encontros, parcerias e trocas sinceras que a arte pode proporcionar. Muito amor por nossa nova cria." Finalizou a cantora e compositora da Artehfato, Laís Lira.

Produzido por Laís Lira, que ainda dirigiu e escreveu o roteiro com Del Cavalcanti, com quem divide a autoria de grande parte das canções, “Juntos” foi construído com o profissionalismo de muitos nomes do audiovisual alagoano, como Renata Baracho, Victor Viana e Amanda Moa, além de tantos outros profissionais e parceiros que acreditaram e deram cor a este trabalho. Confira abaixo:

Ouça o álbum Ato Vero AQUI

Ficha Técnica Banda Artehfato
Laís Lira – Cantora e compositora
Del Cavalcanti – Cantor, guitarrista e compositor
Cleber Vieira – Baterista
Flávio Vieira – Contrabaixista
Músicos Convidados: Janeo Amorim – Teclado; Roberi Rei – Percussão;
Participações Especiais: Bruno Palagani – Bandolim em “Ato Vero” e “Me Leve” ; Junior Almeida – Voz em “Me Leve”; Fernando Nunes – Contrabaixo em “Porta”; LoreB – Voz em “Porta”; May Honorato – Voz em “Canta”
Roteiro: Del Cavalcanti e Laís Lira
Direção: Laís Lira
Assist. de Direção: Amanda Moa  
Produção: Laís Lira
Assist. de Produção: Del Cavalcanti; Gessyca Geyza
2ª Assist. de Produção: Débora Amaral
Direção de Fotografia e Câmera: Renata Baracho, Victor Viana
Câmera Adicional: Amanda Moa
Still: Benita Rodrigues
Elétrica: Moab de Oliveira; Raoni Pimentel
Som Direto: Rodrigo Policarpo
Sonorização Show: Márcio Brebal
Direção de Arte: Maisa Cavalcanti
Assist. de Arte: Joelle Malta
Figurino: Giulio Marques
Logger: Paulo Silver
Montagem: João Paulo Procópio
Finalização de Imagem: Del Cavalcanti
Mixagem: Janeo Amorim
Design: Flávia Correia
Assessoria de Imprensa: Keka Rabelo
Apoio: Linhas, Pontos e Panos; Sales – Festas e Eventos; Ao Pharmacêutico; Amerê Arte; Camilla Couto; Atelier Casa da Floresta; Santo Orégano; Casa Mutum; Espaço Educar; Margarida Perfumada; Marta Emília; Flávia Correia; Bombix Art Studio.
Parceiros: Meraki Lab; Vinco Design; Casa do Alto Audio Lab; Sick Insight Films; Casa Lado Bê.
Realização Banda Artehfato Patrocíinio: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado da Cultura, Governo Federal.
@artehfato
????Dia: 19/11 (sáb)
????Horário: 13:00 horas
????Local: youtube.com/artehfato

_Matéria escrita por Keka Rabelo e Sidinéia Tavares orientadas pela Coordenação de Comunicação da Banda Artehfato ação conjunta para assessoria  de impressa com Projeto Bureau de Comunicação coordenado por Prof° Manuela Callou

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top