Maceió em Verso & Prosa

Maceió o paraíso das águas

MACEIÓ O PARAÍSO DAS ÁGUAS

Maceió, capital do estado de Alagoas, a mais encantadora do Nordeste, seja pelo clima, pelas praias, pelas piscinas naturais, pela culinária e pelas lindas paisagens. A cidade não é o sol, também não é a lua, é uma estrela que irradia os turistas com seu brilho, sua beleza que inspira os poetas, escritores e compositores. E as belezas naturais? Essas têm encantos que deixam os visitantes estarrecidos. As belas praias ornadas por coqueirais, piscinas naturais formadas por arrecifes de corais com águas que mesclam entre o azul turquesa e o verde esmeralda, repletas de paisagens deslumbrantes. A cidade que se localiza entre o Oceano Atlântico e a Lagoa Mundaú é ideal para quem procura tranquilidade, lazer, cultura e boa gastronomia. E por falar em cultura os centros históricos também não podem ser esquecidos num roteiro completo pela extraordinária capital. O famoso bairro de Jaraguá onde se vê um estilo arquitetônico do século XIX / XX, onde a cidade começou a se desenvolver, com ruas centenárias, onde viveram as elites abastadas de Alagoas, antigo reduto da boemia. O bairro atualmente é a principal referência da cidade. Se quiser conhecer a nossa história, não deixe de visitar os museus, pois é em Jaraguá que se encontra a maior parte do acervo histórico da capital e do estado como um todo.

No Centro da cidade no Palácio Floriano Peixoto é impressionante o acervo que lá se preserva.  A cidade conta também com a Fundação Teotônio Vilela, onde se aprecia o acervo do político que muito lutou pela democratização da nossa Pátria, sem contar com as relíquias impressionantes do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, onde está grande parte da história do nosso estado e dos heróis que a compõem. E as imponentes Igrejas seculares, com objetos sacros de alto valor monetário, vale a pena visitá-las.

Se você está de férias precisando descansar, repor as energias, venha para Maceió, a cidade dispõe de uma rede de hospedagem bem estruturada com requinte, luxo, lazer e a culinária que fascina e dá água na boca. Na cidade existem vários atrativos para você ficar encantado, é preciso ver para crer.

Extraordinário também é o passeio de barco e catamarã nas Lagoas Mundaú e Manguaba. No bairro do Pontal da Barra é permissível o passeio das nove ilhas, pela Lagoa Mundaú em embarcações bem equipadas e confortáveis que navegam em um verdadeiro arquipélago repleto de histórias.  Os vários mirantes da capital proporcionam uma visão deslumbrante e quanto ao pôr do sol, muitos o chamam de “Caribe Brasileiro”.

Aqui eu saio da prosa e continuo com o cordel, por ser muito apreciado por todos os leitores que valorizam um bonito verso bem rimado e metrificado.

Maceió é capital
Do Estado de Alagoas
Nunca vi tanta beleza
Mulheres remam canoas
Os turistas aproveitam
Todas essas coisas boas

A capital é fantástica
A mais linda do Nordeste
Inspira até os poetas
Como uma luz celeste
O compositor faz música
Sem precisar nenhum teste

A capital se destaca
Com o filé colorido
Deixando a mulherada
Toda de queixo caído
Observando o capricho
No bordado bem florido

A cidade tem encantos
Que nenhuma outra tem
Cultura, literatura
E tudo que lhe convém
E se gostar de cordel
Você encontra também

Dos mirantes nem se fala
Você vai sentir prazer
Do famoso São Gonçalo
Maceió você vai ver
Inclua no seu roteiro
Que não vai se arrepender

Eu encerro esse cordel
Vou continuar em prosa
Pra falar de Maceió
Precisa que ser bom na glosa
Eu estou engatinhando
Não sou muito cautelosa
          
Ainda no Pontal da Barra, você vai encontrar em todas as ruas do bairro, toalhas de mesa, colchas, vestidos, blusas, dentre outras, tudo confeccionado pelas rendeiras, um trabalho que passa de geração a geração, tradicionais bordados, como: filé, singeleza, renascença, labirinto etc.
Por aqui vou encerrar com um fragmento do folguedo mais autêntico de Alagoas, o GUERREIRO ALAGOANO!

“Ô minha gente dinheiro só de papé,
Carinho só de mulher,
Capital só Maceió.”

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top