Notícia

Por, Bairros de Maceió - 02/10/2009

B. BENTES - Autorizada a implantação do aterro sanitário

O Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Compram) concedeu a autorização ambiental de implantação do aterro sanitário de Maceió. A concessão era uma das últimas etapas para que as obras do aterro sanitário possam continuar. O Compram aprovou a autorização ambiental durante uma reunião realizada na quinta-feira, dia 1º de outubro.

A primeira célula do novo aterro sanitário de Maceió vai entrar em operação até o final do ano. No total, serão investidos R$ 300 milhões pelos próximos 20 anos, com a obra avançando à medida que novas células forem construídas.

A ordem de serviço foi assinada em agosto passado, no mesmo local onde o aterro sanitário será erguido: uma região na zona rural, localizada próximo ao Benedito Bentes e ao Conjunto Carminha. Com a construção do aterro, o lixão de Cruz das Almas será desativado, depois de funcionar precariamente por 42 anos.

O aterro sanitário - que oficialmente terá o nome de Centro de Tratamento de Resíduos de Maceió - será erguido por um consórcio de empresas e contará com o que há de mais moderno em preservação ambiental. Uma das preocupações do projeto é quanto à destinação do chorume, um líquido que se forma naturalmente com o acúmulo de lixo.

Além das células de decomposição do lixo, o aterro sanitário terá uma vala para animais mortos, um picador de materiais vegetais, uma usina de reciclagem e um cinturão verde de preservação ambiental.

O consórcio de empresas também fará a desativação do lixão de Cruz das Almas. O processo será feito de forma gradativa e obedece a uma das cláusulas do contrato firmado entre a Prefeitura e o consórcio.

Uma das primeiras medidas a serem tomadas será o cercamento e a iluminação de toda a área em torno do lixão. Em seguida serão recuperadas duas vias de acesso ao local, que futuramente será transformado numa área de lazer, com praça e mirante.

Fonte: SECOM Maceió 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top