Notícia

Por, Bairros de Maceió - 12/03/2023

CENTRO - Obras de revitalização vão devolver o glamour da Praça dos Martírios

Referência turística no centro de Maceió, logradouro está sendo recuperado pelo Estado

A Praça Marechal Floriano Peixoto, mais conhecida como Praça dos Martírios, localizada no Centro de Maceió, passa por uma ampla obra de recuperação, que vai revitalizar a importância histórica e arquitetônica desse símbolo turístico.

A obra, na ordem de R$ 3 milhões, está sendo executada pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que também é responsável pelo projeto básico de arquitetura e urbanismo. O prazo para execução dos serviços é de 180 dias (seis meses).

Um dos pontos altos da obra é a recuperação da fonte luminosa de águas dançantes que voltará a abrilhantar o espaço, Contempla também a elaboração de um projeto que resgata não só sua importância histórica como “praça do poder”, uma referência ao antigo Palácio de Governo, como também reforça o marco de centralidade turística da capital,  Maceió.

Histórico

A praça agrega o chamado “conjunto arquitetônico dos Martírios”, um sítio histórico tombado pelo Patrimônio Estadual, por meio do Decreto nº 38309/2000. Na última intervenção, iniciada em 2002 e finalizada em 2005, no governo de Ronaldo Lessa, foi feito o fechamento da rua que passava em frente ao Palácio, transformada num calçadão, e implantado o Largo das Bandeiras, onde se encontram os pavilhões dos 102 municípios alagoanos. Completam o conjunto arquitetônico da Praça Marechal Floriano Peixoto, o prédio da antiga Intendência Municipal, o Museu Pierre Chalita e a Igreja Bom Jesus dos Martírios que, recentemente, também passaram por obras de recuperação.

 A Praça dos Martírios foi inaugurada no dia 24 de dezembro de 1908, no Governo Euclides Vieira Malta, já contando com iluminação elétrica. Após a inauguração, a praça exibia 20 postes de bronze e 40 bancos no estilo “art-noveau”. O destaque da nova praça era o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, cuja presença na praça era tão importante que logo ela deixou de ser denominada “Praça dos Martírios” para ser a Praça Marechal Floriano Peixoto. A Lei Municipal nº 28, de 21 de maio de 1914, foi assinada pelo intendente e farmacêutico Firmino de Aquino Vasconcelos.

A primeira reforma do logradouro se deu em 1936. No início dos anos de 1960, quando Luiz Cavalcanti era o governador e Sandoval Caju o prefeito de Maceió, a praça passou por nova intervenção. Desta feita foi construída a Galeria Rosalvo Ribeiro, cuja cobertura funcionava como palco para espetáculos, além da instalação de uma fonte sonora e luminosa. A inauguração se deu no dia 16 de setembro de 1963.

Fonte: Welligton Santos / Agência Alagoas

 

Galeria de Fotos

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top