Notícia

Por, Bairros de Maceió - 07/03/2009

FAROL - Rua é adaptada para portadores de deficiência

A Rua Clementino do Monte, no Farol, foi a primeira de Maceió a ganhar, nesta sexta-feira (6), uma calçada totalmente projetada para os portadores de necessidades especiais. Com um investimento de R$ 146 mil, a Prefeitura remodelou toda a calçada da rua, colocando rampas de acesso e pastilhas enrugadas que ajudam os deficientes visuais a sentirem, com os pés, as dimensões da nova calçada.

A adaptação faz parte do projeto Calçada Legal, que tem por objetivo mudar as calçadas de Maceió para um padrão que atenda, também, às pessoas portadoras de necessidades especiais. Um outro local da cidade que já conta com esse sistema é a região do Viaduto Industrial João Lyra.

Na Rua Clementino Do Monte, a calçada foi inaugurada pelo prefeito Cícero Almeida. “Não vamos conseguir fazer essas mudanças em toda a cidade porque Maceió cresceu de forma desorganizada. Mas temos um Plano Diretor que pode, aos poucos, consertar isso na nossa cidade. Um exemplo é o bairro de Bebedouro, onde teríamos que quebrar tudo para implantar um projeto desse”, afirma.

Já a vice-prefeita Lourdinha Lyra lembrou que, em algumas cidades do exterior, todas as calçadas já são planejadas. No caso da Rua Clementino do Monte, a nova calçada vai beneficiar, principalmente, as pessoas atendidas pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal).

Segundo o presidente da entidade, Luis Carlos Santana, a calçada adaptada era um dos sonhos do falecido deputado federal Gerônimo Ciqueira, que presidiu a Adefal. “Ele ficaria orgulhoso e muito feliz em ver tudo isso”, disse o presidente.

Crédito da foto: Ricardo Penha
Fonte: SECOM - Maceió 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top