Notícia

Por, Bairros de Maceió - 07/01/2010

GRUTA DE LOURDES - Fernandes Lima ganha baias nas paradas de ônibus

A Prefeitura de Maceió já concluiu três das seis baias de ônibus que serão construídas ao longo da Avenida Fernandes Lima, no trecho compreendido entre a Gruta de Lourdes e a Praça do Centenário: uma em frente ao Hospital dos Usineiros; uma em frente à loja Parafusão – sentido Centro-Tabuleiro – e a outra em frente à sede da Companhia Energética de Alagoas (Ceal) – sentido Tabuleiro-Centro.

As três últimas estão em andamento nas proximidades da Volkswagen; nas imediações do Quartel do Exército e uma nas imediações do Bompreço. As baias contam com rampas para facilitar acesso de portadores de deficiência física em ônibus.

O projeto é de responsabilidade de Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e o investimento total é de cerca de R$ 200 mil. O serviço consiste no alargamento da alguns pontos da pista dessa via, que forma, com a Avenida Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores de transporte da cidade. O objetivo é evitar congestionamentos e garantir uma maior fluidez ao trânsito de veículos.

De acordo com o engenheiro Alcides Tenório, responsável pelo acompanhamento do projeto, o processo de construção dessas baias é lento pelo fato de ser necessária a remoção de tubulações das redes de água, gás e luz, situações que dependem de autorização de outros órgãos para que os serviços sejam executados.

As baias fazem parte do projeto da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que prevê a implantação de pista seletiva para ônibus, a exemplo do que existe em várias cidades brasileiras. “A Prefeitura está desenvolvendo mais um projeto que vai beneficiar a população, pois com as baias concluídas, os ônibus que circulam na Avenida Fernandes Lima passam a ter mais espaço nos pontos de parada, ficando a pista liberada para os outros veículos”, acrescenta.

Fonte: SECOM Maceió

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top