Notícia

Por, Bairros de Maceió - 30/10/2017

JARAGUÁ - Inaugurada da nova estação do VLT

Foi inalgurada nesta sexta-feira (20), da inauguração da nova estação do  Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), no bairro Jaraguá. O terminal foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Com a extensão do VLT até o bairro histórico de Jaraguá, a CBTU estima atender cerca de três milhões de usuários por ano. A viagem inaugural do VLT  até o novo terminal, realizada hoje, faz parte da fase de testes, passando a funcionar regularmente no dia 6 de novembro.
Durante a inauguração, Rui Palmeira comentou que a nova estação em Jaraguá é parte do trabalho do Município para revitalização do bairro. “A escolha do local da estação faz parte de um projeto antigo, que visa levar mais movimento ao Jaraguá, inclusive, já começamos trazendo a sede da Prefeitura e de várias secretarias. Nós entendemos que todas essas obras são fundamentais para que haja uma revitalização permanente nesse histórico bairro”, disse o prefeito.

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, explicou que, nesta etapa inicial, Prefeitura e CBTU farão uma ação educativa.  “Agora vamos começar com a fase educativa no trânsito, com a instalação de nova sinalização nos cruzamentos, alertando os motoristas para que redobrem a atenção no percurso”, detalhou, acrescentando a importância da parceria entre o Município e a CBTU para melhorar a mobilidade urbana na região metropolitana.
Como parte da parceria, a Prefeitura reurbanizou o entorno da estação, com ações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra) e  da Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).

“ A Prefeitura de Maceió tem um papel fundamental, porque todos os projetos que estão em andamento na CBTU têm que andar paralelos aos da Prefeitura, com técnicos de ambas as partes discutindo a nossa atuação dentro e fora da região metropolitana”, afirmou o presidente nacional da CBTU, José Marques.

“Esse é mais um exemplo de como a parceria pública traz benefícios para a população, além dos recursos federais viabilizados pelo senador Benedito de Lira. A CBTU contou com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) no fechamento das ruas, além da demais secretarias que atuaram no entorno da estação”, acrescentou o superintendente da CBTU em Alagoas, Marcelo Aguiar.

Fonte: Camila Barbosa (estagiária) e Eberth Lins/ Secom Maceió  / Foto: Pei Fon

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top