] Bairros de Maceió :: Tudo sobre os bairros de Maceió

Cleto Marques Luz - (30/03/1955 - 23/11/1955)

História

Nasceu em Palmeira dos Índios (registrado em Maceió), 26 de abril de 1924, filho de Joaquim Marques da Luz e Dona Diamantina Marques da Luz. Realizou os estudos primários nos grupos escolares Thomás Espíndola e Tavares Bastos e na Escola de Aprendizes Artífices (hoje Escola Técnica Federal de Alagoas). Concluiu o curso ginasial no Colégio Guido de Fontgalland e diplomou-se como técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de comércio de Maceió.
Bacharelou-se em Diretor pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, possuindo ainda curso de Suficiência em Organização Social e Política, pela UFAL. Exerceu várias atividades públicas, entre elas as de vereador (1951/1959), Deputado estadual (1959/1967), Deputado Federal (1967/1971), Secretário da Agricultura, Indústria e Comércio no Governo de Muniz Falcão (1960/1961), Secretário Assistente do Trabalho
no Governo Divaldo Suruagy, professor de Português e História Geral no Ginásio Padre Brandão Lima e Professor de Direito Usual na Escola Técnica de Comércio de Alagoas e na Escola Técnica de Comércio de Maceió.
Á frente dos destinos do município realizou, entre outras, as seguintes obras: inicio da pavimentação da Rua Santo Antônio, em Ponta Grossa; pavimentação de dois trechos da Rua Formosa, em Ponta Grossa; construção da Praça Carlos Paurílio,em Ponta Grossa; início da pavimentação da Rua Itatiaia, no Farol; pavimentação da Rua 12 de Maio, na Levada ,e da entrada do campo do CRB,inclusive o Largo Da Vitória,em Pajuçara; construção da Praça Guimarães Passos,no Poço; canalização da águas da Rua França Morel,em tubos de cimento armado; pavimentação das Ruas Ladeira Lopes Trovão, Vila Operário e Travessa General Hermes, em Bom Parto, e da Ladeira Prof. Benedito Silva, em Bebedouro; construção de três creches; construção da Av. Cícero de Góes Monteiro, até o campo do CSA, e pavimentação do primeiro trecho da Rua Prof. Agnelo Barbosa, na Levada. Na qualidade de Prefeito de Maceió, Cleto Marques Luz preocupou-se sensivelmente com o funcionalismo, criando a atual estrutura administrativa e procurando dar-lhe, sempre que possíveis melhorias funcionais e salariais. Faleceu a 7 de Fevereiro de 1979.


Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top