Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 10/08/2018

Prefeitura divulga programação da I FLIJAÇA

O bairro Jacintinho vai sediar uma festa literária entre os dias 15 e 18 de agosto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Nesta quinta-feira (09), a programação da 1ª Flijaça foi apresentada durante coletiva de imprensa, na Escola Municipal Professora Gerusa da Costa Lima, localizada na Rua Santa Margarida, no bairro do Jacintinho.O bairro Jacintinho vai sediar uma festa literária entre os dias 15 e 18 de agosto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Nesta quinta-feira (09), a programação da 1ª Flijaça foi apresentada durante coletiva de imprensa, na Escola Municipal Professora Gerusa da Costa Lima, localizada na Rua Santa Margarida, no bairro do Jacintinho.
Na ocasião, estavam presentes o presidente da Associação Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Marcos Sampaio, e a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virgínia Ferreira.
Na oportunidade, o curador da 1ª Flijaça ressaltou que o grande objetivo do evento é o incentivo à leitura.“Trabalhamos em conjunto com as escolas municipais do bairro do Jacintinho. A programação é voltada para os alunos e formada por eles também. Lá terão tendas, contações de histórias e as apresentações elaboradas pelos estudantes”, disse Carlito Lima.

Esta já é a terceira festa literária na capital alagoana. A primeira foi no Pontal da Barra, a Flipontal, e a segunda foi a Fligraça, no bairro Graciliano Ramos, parte alta da cidade. Como nas outras edições, a Flijaça também homenageará dois nomes da cultura nordestina: o músico pernambucano Luiz Gonzaga e a escritora Alagoana Ruth Quintella.
Segundo Virgínia Ferreira, o projeto de estímulo à leitura executado nas escolas municipais do bairro foi baseado na biografia, obras dos homenageados da 1ª Flijaça e também de outros autores. “Foi um trabalho elaborado por mais de seis meses nessas instituições de ensino. Agora os alunos poderão levar o que desenvolveram para a Festa Literária do Jacintinho, com apresentações musicais no palco e nas tendas literárias da Semed”, explica a coordenadora.
Para o diretor de Políticas Culturais da Fmac, as Festas Literárias conseguem mobilizar e aproximar a comunidade da cultura local. “Apesar de ser um evento voltado para a literatura, é possível integrar outros segmentos culturais, como o folclore e o artesanato entre as atividades da programação”, frisou Sampaio.

A abertura da Flijaça será no dia 15, a partir das 19h, na Praça do Mirante. Já nos dias 16, 17 e 18, a programação contará com exposições, apresentações artísticas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, lançamentos de livros, mesas-redondas e shows.

Confira a programação completa.

Fonte: Paula Araújo (estagiária) / Ascom Fmac / Foto: Facebbok Carlito Lima

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2017

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top