Caderno 2

Por, Bairros de Maceió - 24/11/2018

Prefeitura divulga programação da II Flipontal

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (22), na Escola Municipal Silvestre Péricles, a programação da II Festa Literária do Pontal, a Flipontal, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de novembro. O evento é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação Cultural Alagoa do Sul.

Na coletiva de lançamento da programação da Flipontal estavam presentes o presidente da Fmac, Vinicius Palmeira, o presidente da Associação Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, a técnica pedagoga da coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais da Semed, Cecília Tenório, e do vereador Lobão.
A II Flipontal é a quarta festa literária que Maceió sediará. A primeira aconteceu em agosto de 2017, seguidas das edições nos bairros do Graciliano Ramos (Fligraça) e Jacintinho (Flijaça). A expectativa é que o evento seja levado a outra áreas da cidades.

“O bairro é tradicionalmente um dos primeiros da capital alagoana e possui muita relevância histórica e cultural para a cidade de Maceió, sendo uma referência em folguedos, gastronomia e outros segmentos”, destacou Vinicius Palmeira.

Carlito Lima ressaltou que o objetivo da realização das festas literárias é estimular o hábito da leitura na população local. “Essa é a segunda festa que faremos aqui no bairro do Pontal. Com o sucesso da primeira edição, percebemos que há uma grande receptividade do projeto por parte da comunidade, já que é um evento que combina literatura com música e festa. As pessoas virão para a Flipontal, para se divertir e aprender”, afirmou.

A II Flipontal homenageará  o escritor e jornalista Luiz Gutemberg e o poeta, jornalista e crítico literário Carlos Moliterno.

Segundo explicou Carlito Lima, estudantes das escolas da Rede Municipal do Pontal e bairros vizinhos fizeram pesquisas sobre a vida e obra dos homenageados e o resultado será apresentado na festa literária.

A abertura do evento acontecerá no dia 27 de novembro, a partir das 19h, na Praça São Sebastião. Nos dias 28, 29 e 30, a programação da festa literária acontecerá simultaneamente nas Praças São Sebastião e Caio Porto, e na Escola Municipal Silvestre Péricles, com debates, oficinas, atrações musicais, exposições e feiras de livros.

Confira aqui a programação do evento.

Fonte: Ascom Fmac / Fotos: Marco Antônio

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2018

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top