Notícia

Por, Bairros de Maceió - 27/04/2012

BARRO DURO - SMTT conclui campanha sobre utilização de Ciclofaixa

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), desenvolveu, desde a sexta-feira (20) até esta quinta-feira (26), uma campanha educativa nas avenidas Juca Sampaio e Muniz Falcão, no Barro Duro, visando orientar condutores de veículos sobre a importância de respeitar a ciclofaixa instalada ao longo dessas vias e destinadas a quem utiliza bicicletas nos seus deslocamentos diários.

“É uma faixa exclusiva para esse meio de transporte, mas muitos condutores de veículos e motociclistas estavam invadindo esse espaço, por falta de conhecimento, de respeito ou até mesmo para fugir dos congestionamentos, num total desrespeito às normas de trânsito”, afirmou a diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Aldinete Dantas, alertando que “essa atitude pode custar a vida das pessoas que utilizam bicicleta”.

Segundo ela, a campanha tem por finalidade conscientizar os condutores sobre a preservação da vida. “As equipes da SMTT fizeram esse trabalho de orientação durante todo esse período”, acrescentou.

Aldinete informou que os agentes do órgão continuam na área, agora aplicando multas no caso de utilização da ciclofaixa por parte de condutores de veículos e de motociclistas, o que caracteriza infração gravíssima – com multa de R$ 574,00 e perda de sete pontos na carteira do motorista infrator. “A faixa é de uso exclusivo de bicicletas, que é um meio de transporte que não polui, não ocupa muito espaço, além de trazer grandes benefícios para a saúde. Está toda sinalizada, tanto horizontalmente quanto verticalmente, e com tachões refletivos, de acordo com as normas do Contran. É só os condutores de veículos respeitarem a sinalização”, acrescenta.

Ciclofaixas também serão construídas em todas as outras avenidas que estão com obras em andamento, com a Pierre Chalita e a Ecovia Norte, por exemplo, para que os ciclistas possam utilizar o espaço com segurança.

 

Fonte: SECOM - Maceió / Crédito da foto: Wesley Menegari

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top