Notícia

Por, Bairros de Maceió - 03/05/2012

Prédios antigos de Maceió são inspecionados por comissão

Os prédios mais antigos de Maceió estão sendo inspecionados por profissionais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), para avaliar a condição da estrutura física do imóvel com o passar dos anos. O trabalho faz parte da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que mobiliza, além do Crea em Alagoas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), a Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e o Corpo de Bombeiros.

Nessa primeira etapa, dez prédios foram listados para passar por uma inspeção, entre eles o Edifício Palmares (já interditado), o imóvel onde funciona a Embratel, no Farol; e o Conjunto Jardim Acácia, no Pinheiro.

Depois que o Crea finalizar as inspeções, os laudos técnicos serão encaminhados à Defesa Civil de Maceió, que decide se o imóvel deve ser interditado ou não.

“Essa iniciativa surgiu após recebermos muitas denúncias da população reclamando de alguns imóveis. Ela também se deve ao desabamento de um edifício antigo no Rio de Janeiro, no início do ano”, explica o coordenador da Defesa Civil de Maceió, coronel Antônio Campos de Almeida.

O caso do prédio carioca mencionado por Almeida ocorreu em 25 de janeiro, quando três edifícios desabaram, deixando quatro pessoas mortas. “A SMCCU pode interditar prédios públicos, mas a Defesa Civil tem a prerrogativa de interditar prédios privados, com base em laudos que atestem o risco de desabamento”, destaca o coordenador da Defesa Civil de Maceió.

Fonte e Crédito da foto: SECOM / Antigo casarão na Rua do Imperador, no Centro, foi um dos prédios vistoriados pela comissão
 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top