Notícia

Por, Bairros de Maceió - 31/12/2020

BENEDITO BENTES / GUAXUMA - Obras da Ecovia avançam

Prefeitura de Maceió deu celeridade às obras que estão perto de ser concluídas

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), já executou cerca de 70% das obras da Ecovia Norte, que vai ligar o Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, ao bairro da Guaxuma, no Litoral Norte da cidade. A previsão de entrega, segundo o secretário de Infraestrutura, Mac Lira, é entre janeiro e fevereiro de 2021.“A Ecovia Norte será um importante corredor de tráfego que ajudará a população não só do Benedito Bentes, mas também terá um importante papel no deslocamento daqueles que moram em bairros como Cidade Universitária”, afirma o secretário de infraestrutura, Mac Lira, ressaltando que a Ecovia ajudará no escoamento de tráfego e na locomoção de moradores dos bairros que ficam entre os limites de Rio Largo até a Praia de Guaxuma.

“A população dessa região irá deixar de utilizar vias como a Avenida Menino Marcelo, Durval de Goes Monteiro e Fernandes Lima, que já são saturadas pelo fluxo intenso de veículos”, complementa, ao lembrar os entraves que a pasta teve que superar para dar andamento à obra.

“Foram muitos os desafios que impediram o avanço dessas obras. Somente entre agosto do ano passado até a presente data foi que conseguimos avançar e chegar ao ponto de trabalho em que estamos”, conclui Mac Lira.Um dos principais desafios para a o andamento das obras na Ecovia Norte foi enfrentado em 2019. Havia embargo da obra pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e, devido a uma parte da via estar localizada em área de assentamento, havia uma negociação em vigência com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Durante a execução das obras, existiam também indenizações a moradores localizados no espaço planejado para a construção da via.

“Os problemas de indenizações já estão todos equacionados. Os grandes aterros, uns já estão concluídos e outros já iniciados. A drenagem já está implantada, restando pouco para sua entrega em definitivo. Hoje, a obra já levou asfalto do conjunto Moacir Andrade, até o conjunto Aprigio Vilela, no corredor principal e central, além da chegada em Guaxuma, que possui asfalto nas duas pistas. A ciclovia também está pronta nesses trechos asfaltados”, expõe o secretário.

Entre janeiro e fevereiro a obra estará entregue à população, afirma o gestor da pasta, mas a via já é utilizada pelos motoristas, motociclistas e até mesmo ciclistas que pretendem encurtar a viagem entre a parte alta e baixa da capital.

Mariane Rodrigues/ Ascom Seminfra / Crédito das fotos:  Marco Antônio

 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top