Notícia

Por, Bairros de Maceió - 22/12/2020

TABULEIRO - Governo abre Viaduto da PRF e túneis para tráfego de veículos

Maior obra de mobilidade urbana da capital está 90% concluída e será entregue parcialmente à população
pelo governador Renan Filho

O trânsito caótico da parte alta de Maceió, no entroncamento das rodovias federais BR-316 e BR-104, no Tabuleiro do Martins, ganhará fôlego a partir desta terça-feira, 22. O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, participarão às 14h da abertura parcial do tráfego de veículos pelas vias do viaduto e dos túneis do complexo viário do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acontecerá no início da tarde.

Inicialmente, apenas duas das três faixas do viaduto serão liberadas, por sentido, e uma das duas faixas dos túneis será liberada no momento. Todos os trechos contarão com a sinalização necessária para funcionamento com segurança. De acordo com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, nos próximos dias, com a conclusão da totalidade da obra, todas as faixas estarão em pleno funcionamento.

“Até fevereiro de 2021 teremos as seis faixas elevadas e contínuas de ambos os viadutos em atividade, sendo duas delas voltadas para o deslocamento de carros e motos e, a terceira, de uso exclusivo do transporte coletivo, mantendo o mesmo perfil de tráfego da Avenida Fernandes Lima”, explicou o secretário, afirmando ainda que a localização acima da rotatória já foi pensada para atuar também como etapa que precede à futura implantação do corredor de transporte de massa de Maceió.

Junto com o viaduto, que se encarregará do fluxo de tráfego mais crítico, ligando a Avenida Durval de Góes Monteiro ao aeroporto – e vice-versa, os túneis aliviarão o congestionamento nos fluxos Centro/Satuba e Aeroporto/Avenida Menino Marcelo. Não ocorrerão mudanças, entretanto, para os sentidos das alças laterais, que continuam a operar em nível nos sentidos: Centro/Av. Menino Marcelo, Av. Menino Marcelo/Aeroporto, Aeroporto/Satuba e Satuba/Centro. Da mesma forma, também em nível, todos os retornos serão feitos na rotatória, embaixo do viaduto.

Paralelamente à liberação das vias, serão continuados os serviços complementares de construção de passeios e ciclovia, implantação da iluminação, urbanização do entorno e pequenos complementos nas capas asfálticas e de concreto das faixas. A implantação do viaduto da PRF é resultado de um convênio firmado entre o governo estadual e o governo federal, por meio do DNIT/Ministério dos Transportes, com um investimento de cerca de R$ 80 milhões.

“A construção do viaduto da PRF é um marco para o Governo do Estado e, sobretudo, para os alagoanos. Essa era uma obra necessária para Maceió há muitos anos. O entroncamento da BR-104 com BR-316 era um dos principais gargalos em mobilidade urbana da capital. Visualizando esse problema e com total aval do governador Renan Filho, conseguimos colocar em prática um dos projetos mais estratégicos no que diz respeito à alternativa viária em Maceió. Estamos liberando parcialmente o complexo viário nesta terça e, até fevereiro, a obra será inaugurada e entregue por completo à população”, destacou Mosart Amaral.

Texto de Manuela Mattos / Fonte Ascon Setrand

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top