Notícia

Por, Bairros de Maceió - 10/10/2014

GRUTA - Prefeitura e iniciativa privada revitalizam praça

Por meio do Projeto Adote uma Área Pública, a Prefeitura de Maceió e a iniciativa privada revitalizaram mais uma praça em Maceió. Desta vez, a área contemplada foi a Praça Mirante da Gruta, cuja adoção foi uma solicitação da Construtora Humberto Lôbo. A praça revitalizada foi entregue na manhã desta sexta-feira (10).


O prefeito Rui Palmeira destacou a importância da parceria da Prefeitura com a iniciativa privada para a recuperação dos espaços públicos. “‘Adote uma área pública’ é um projeto importante e que visa o comprometimento das empresas com a cidade, proporcionando melhorias aos espaços de convivência coletiva. Há cerca de um mês nós entregamos a Genésio de Carvalho, com a parceria da construtora R Pontes, e agora estamos entregando a Praça Mirante da Gruta, totalmente revitalizada.”, destacou.

Palmeira ressaltou ainda a parceria com a construtora Humberto Lôbo. “A Humberto Lôbo é uma construtora diferenciada, que não visa só o lucro, mas o bem para a Maceió, valorizando o bairro e proporcionando qualidade de vida aos moradores e a todos os maceioenses”, salientou.
A revitalização da praça contemplou a instalação de brinquedos, bancos, passeio, iluminação, e estrutura de acessibilidade, o que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas da comunidade que serão beneficiadas com a revitalização da praça. A benfeitoria contemplou ainda uma Cápsula do Tempo e uma escultura religiosa.

Como uma forma de homenagear os moradores do bairro, as crianças da comunidade e de escolas públicas e privadas vão depositar conteudos e mensagens com expectativas sobre o bairro, a cidade, a vida, que serão lidos em 10 anos, quando a cápsula será reaberta. Além da Cápsula do Tempo, também será entregue uma escultura religiosa criada em aço pelo artista plástico alagoano Rogério Sarmento, homenageando a padroeira do bairro, Nossa Senhora de Lourdes.

Com um investimento aproximado de R$ 100 mil, o diretor da Construtora Humberto Lôbo, José Humberto Lôbo, destacou o compromisso da empresa com a revitalização do bairro Gruta: “A Construtora Humberto Lôbo tem o compromisso com a revitalização do bairro e com os moradores, proporcionando mais qualidade de vida das pessoas. Nós temos ainda outras ações para a campanha ‘A Gruta Ama Você’”, destacou.
Em relação à adoção de um espaço público, Lôbo incentiva a atitude: “Nós apoiamos o projeto e adotamos o espaço. O movimento pode ser abraçado e copiado por outros bairros e empresários”, disse.

Apesar da pouca idade, o estudante Deivd Silva Canabarra, de 11 anos, já sabe da importância da obra e o que quer para o futuro. “Com a praça reformada, a gente vai ter um lugar pra brincar e também para os nossos pais conversarem. É um trabalho importante para refletir a realidade da cidade e a necessidade de um ambiente limpo”, disse, acrescentando que quer ser advogado quando crescer.

O superintendente de Iluminação Pública de Maceió (Sima), Ib Brêda, ressaltou as ações da Sima no local. “A iluminação na praça vai beneficiar todos os moradores e a população de comunidades próximas. É um trabalho importante e que vai proporcionar mais segurança e qualidade de vida no local”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Raphael Wong, destacou a importância da parceria da gestão municipal com a iniciativa privada e o compromisso de todos com a recuperação e a conservação dos espaços públicos. “A parceria da Prefeitura com a iniciativa privada vem incentivar a população a participar da recuperação e conservação dos espaços públicos. A praça ficou muito bonita. E tudo foi pensado com muito cuidado e atenção nos detalhes, pensando a acessibilidade e atrativos para as pessoas de todas as idades”, destacou o secretário.

O presidente da Câmara Municipal de Maceió (CMM), Chico Filho, reforçou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo municipal. “A aprovação da lei da adoção de uma área pública vem reforçar a necessidade do engajamento da sociedade para o desenvolvimento de Maceió, que é fruto de um Projeto de Lei e que reforça o diálogo da Prefeitura e da CMM”, finalizou.

O projeto

Prefeitura de Maceió sancionou em dezembro de 2013, a Lei nº 6.286, criando o projeto Adote uma Área Pública, com a finalidade de promover melhorias na estrutura física, paisagística e a manutenção do espaço. A empresa ou sociedade organizada poderá divulgar por meio de marketing o que ela fez na localidade.

Fonte: Karine Amorim e Lucas Alcântara / Secom Maceió
Credito das Fotos: Marco Antônio

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top