Notícia

Por, Bairros de Maceió - 01/03/2012

GUAXUMA - Obras da Ecovia Norte avançam em ritmo acelerado

As obras de construção da Ecovia Norte, corredor de transporte que ligará o bairro do Benedito Bentes à AL-101 Norte, em Guaxuma, estão em pleno andamento. O projeto está sendo executado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanização (Seminfra).

No momento, os trabalhos se concentram nos serviços de drenagem de águas pluviais e terraplenagem, com a realização de cortes e aterros ao longo da plataforma do eixo principal, bem como na via secundária D, que dá acesso ao Aterro Sanitário de Maceió. Diversos tipos de equipamentos estão sendo utilizados, a fim de agilizar esse trabalho.

A Ecovia Norte é mais um projeto marcante na administração do prefeito Cícero Almeida. Depois de concluída, será mais uma opção de tráfego entre as partes alta e baixa da cidade. A via também contribuirá para o desenvolvimento dessa área beneficiada pelo projeto e do seu entorno.

A Ecovia Norte terá um corredor principal, com 5.914 metros de extensão, indo do Benedito Bentes (Freitas Neto) até ao entroncamento da Al-101 Norte (Guaxuma), e quatro corredores secundários: o A, com 2.031 metros, com ligação para o Conjunto Antares; o B, com 3.978 metros, com ligação para o Conjunto José Tenório; o C, com 3.479 metros, com ligação para o Sítio São Jorge; e o D, com 1.477 metros, ligando ao Aterro Sanitário.

O investimento total a ser feito é de, aproximadamente, R$ 24 milhões, com recursos do governo federal, por meio de emendas parlamentares, e contrapartida do município.

Deve ser levado em consideração o fato de que a Ecovia Norte não será apenas uma rodovia para veículos, já que congregará todos os elementos associativos que respeitam o meio ambiente, dispondo de canteiro central arborizado, passeio, ciclovia e projeto paisagístico. É um novo conceito para o desenvolvimento sustentável e um referencial para o País.

Fonte: SECOM - Maceió / Crédito da foto: Wesley Menegari

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top