Notícia

Por, Bairros de Maceió - 27/06/2007

JARAGUÁ - Sempma faz replantio de coqueiros

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está replantando em Jaraguá os coqueiros que seriam derrubados por uma obra no bairro da Gruta. A transferência das espécies para a orla marítima faz parte da compensação vegetal firmada com a Sempma pela empresa responsável pela obra.

Os coqueiros estão sendo retirados para ceder o lugar a um supermercado. Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Ricardo Ramalho, já foram replantados 19 coqueiros adultos em Jaraguá, que passa por um processo de reurbanização.

Além desses 19, outros 15 coqueiros serão transferidos da Gruta ainda esta semana. Ainda de acordo com o secretário, além do replantio dos coqueiros adultos, a empresa responsável pela obra também se comprometeu a plantar duas mil mudas de espécies nativas como forma de complementar a compensação vegetal.

“O replantio das espécies adultas em Jaraguá dá a impressão até de que os coqueiros sempre estiveram lá, na orla marítima”, afirma Ricardo Ramalho, garantindo o sucesso da operação. “Os co-queiros se adaptaram rapidamente a mudança de local”, completa o secretário.

A Secretaria Municipal de Construção da Infra-Estrutura (SMCIE) e a Superintendência Municipal de Obras e Urbanização (Somurb) também são parceiras da Sempma nesse trabalho.

COMPENSAÇÃO

O plantio compensatório também pode ser convertido em serviços de manejo da arborização pública urbana; obras e serviços para fins de projeto, implantação, urbanização e manutenção do sistema de áreas verdes públicas; doação de mudas, materiais e equipamentos a serem utilizados no manejo e gestão da vegetação localizada nos espaços públicos.

Fonte: SECOM / Maceió 

 

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top