Notícia

Por, Bairros de Maceió - 04/04/2007

SEMPMA distribui cartilha sobre plantio de árvores

A Secretaria de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) está distribuindo uma cartilha com explicações sobre o plantio de árvores. Essa é uma das ações da campanha que tem por objetivo aumentar a arborização da cidade, que apresenta índices baixíssimos de áreas verdes por metros quadrados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal é de 12 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante e Maceió tem apenas 3 metros quadrados. Entre as orientações está como deve ser feita a abertura das covas: o tamanho, a largura e a profundidade. A composição do material adicionado à terra, como o fosfato natural e o calcário dolomítico.

E por fim, o preenchimento das covas, o plantio, a estrutura de sustentação, as grades de proteção e o que se deve fazer após o plantio. Tudo devidamente explicado para que o maceioense possa contribuir para um ambiente urbano mais saudável.

Outra recomendação publicada na cartilha é a sugestão de espécies, divididas em pequeno (entre 4 e 5 metros ), médio (entre 5m e 8m) e grande porte (superior a 8m).

Para cada categoria segue também os locais mais indicados para o plantio. São dadas como prioritárias as árvores nativas ou exóticas já adaptadas à sua região. “É sempre bom levar tais aspectos em consideração com relação ao poste de iluminação mais próximo, à parede da residên-cia, à esquina, quando houver”, ressaltou o secretário Ricardo Ramalho.

Fonte: Secom  

Continue navegando...

Bairros de Maceíó © 2002-2020

Curiosidade

Treze vezes vencedor do prêmio Notáveis da Cultura Alagoana - Prêmio ESPIA.

"Uma cidade que não tem memória é uma cidade sem alma. E a alma das cidades é sua própria razão de ser. É sua poesia, é seu encanto, é seu acervo. Quem nasce, quem mora, quem adota uma cidade para viver, precisa de história, das referências, dos recantos da cidade, para manter sua própria identidade, para afirmar sua individualidade, para fixar sua municipalidade." Extraído do livro Maceió 180 anos de história 5 de dezembro de 1995.

Top